Exposición en Lisboa, Portugal

Al Cartio e Constance Ruth Howes de A a C

Dónde:
CAM - Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian / Rua Dr. Nicolau de Bettencourt, 1050-078 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
19 oct de 2018 - 14 ene de 2019
Inauguración:
19 oct de 2018
Horario:
10:00 até 18:00
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
As obras de Al Cartio (Honolulu, 1951) e Constance Ruth Howes (Baltimore, 1947) parecem à primeira vista ter pouco em comum. Para além do facto de ambos terem passado algum tempo em Portugal – Al Cartio em 1981 e Constance em 2015 –, pouco os une ou relaciona estilística e biograficamente. No entanto, uma observação mais atenta das obras apresentadas nesta exposição, com curadoria de Ana Jotta e Ricardo Valentim, evidencia um diálogo entre os trabalhos, revelando ligações surpreendentes entre os modos de ver e de pensar a realidade destes autores. Al Cartio sempre se considerou um autodidata. No entanto, estudou História da Arte na Nova Scotia College of Art and Design, antes de explorar outras áreas por iniciativa própria. Como havaiano a residir em Brooklyn, Nova Iorque, o seu trabalho tem sido definido pelo desejo de aprender mais sobre outras culturas e pelo seu interesse por poesia e artes. A ... sua produção, diversificada, inclui desenho, escultura e textos, que são ao mesmo tempo uma resposta às suas viagens e uma critica aos tempos conturbados dos Estados Unidos. Como observador atento da vida quotidiana, usa a linguagem como um lugar de experimentação e de crítica. Al Cartio escreve palavras e lista nomes, uma prática calma e meditativa que revela como é viver no mundo de hoje. Conhecido como um dandy solitário, Al Cartio cultiva a paixão pelo sentir e pelo pensar, enquanto que o seu trabalho continua a ser imprevisível e a resistir a categorizações rigorosas. Após uma longa carreira académica como professora de Ciências Políticas na City University of New York, Constance Ruth Howes passou um longo período de férias no Algarve, em 2015, onde fez uma série de aguarelas, representando paisagens marítimas icónicas do sudoeste português. Apesar de a sua intenção nunca ter sido expor essas aguarelas, e embora afirme que não é uma artista, é inegável a qualidade estética destas obras. Produzidas numa nova fase da sua vida, no fim da carreira profissional, estas obras não são apenas simples observações da natureza, mas articulações das suas próprias reflexões. Quando concluiu esta série, que disse ser apenas o resultado do tédio das férias, Howes afirmou que não tinha a intenção de voltar a pintar aguarelas. Para o Espaço Projeto da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Al Cartio e Constance Ruth Howes apresentam uma seleção de obras em papel, em que as palavras e as paisagens marítimas criam ritmos alternados ao longo da galeria. Integram ainda a exposição uma escultura de Al Cartio, exit C, de 1980, e uma aguarela do artista João Marques, sem título, de 1912, adquirida por Howes aquando da sua viagem a Portugal em 2015. Por ocasião da exposição de A a C, o Museu Calouste Gulbenkian publica um livro de Ana Jotta e Ricardo Valentim, intitulado Moer. A publicação inclui obras, correspondência e outros materiais diversos que os artistas têm partilhado desde que se conheceram, em 2010.

 

 

Entrada actualizada el el 01 oct de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones