Exposición en Évora, Evora, Portugal

Alter(ação) / Alter(action)

Dónde:
Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (CAC) / Largo do Conde de Vila Flor / Évora, Evora, Portugal
Cuándo:
Desde 10 abr de 2021
Inauguración:
10 abr de 2021
Comisariada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Com obras de Alan Tod, Amy Youngs, Andy Gracie, António Caramelo, Brandon Ballengé, Carla Rebelo, Erich Berger, Felipe Shibuya e Pedro Cruz, Ken Rinaldo, Robertina Sebjanic e Lena Ortega, Victoria Vesna. Marta de Menezes, a bio-artista portuguesa cujo reconhecimento nacional e internacional a distingue no panorama global, aceitou o desafio de pensar uma exposição que inscreve as relações entre arte, ciência, ambiente e sociedade no âmago da arte contemporânea. A curadora desafiou um grupo de artistas para uma exposição que se propõe funcionar à semelhança do sistema imunitário de um organismo vivo. Procura-se assim criar um efeito de escala (da escala orgânica das células, tecidos e órgãos à escala planetária, com os ecossistemas), atualizando os questionamentos que revelam que as relações complexas e entrelaçadas das comunidades locais e mundiais, compostas por membros humanos e não humanos, são absolutamente fundamentais e críticas para a adaptação de nós mesmos a um futuro possível, e ... para a nossa (re)inclusão no complexo e maravilhoso sistema de vida que faz parte do nosso planeta. A exposição Alter(ação) assume assim um potencial híbrido, explorando as possibilidades do físico e do virtual, bem como as da contaminação entre arte e sociedade (ou artista e públicos), valorizando o pensamento e a criação na busca de estratégias adaptativas que temos urgentemente de desenvolver para enfrentar as mudanças rápidas e repentinas pelas quais estão a passar as nossas vidas, sociedades, ecossistemas e meio ambiente. Alter(ação) inclui obras de artistas nacionais e internacionais sobre temas relacionados com a biodiversidade, o colapso de civilizações, questões de evolução, de adaptação e ecologia. Obras que refletem os tempos em que vivemos, os constrangimentos que enfrentamos, a vontade de repensar o que o futuro nos pode trazer. _______ Marta de Menezes é uma artista portuguesa, licenciada em Belas Artes pela Universidade de Lisboa, mestre em História da Arte e Cultura Visual pela Universidade de Oxford, e doutoranda na Universidade de Leiden. Tem vindo a explorar a interseção entre Arte e Biologia, trabalhando em laboratórios de investigação e demonstrando que novas tecnologias biológicas podem ser usadas como um novo meio para a arte. Em 1999, Menezes criou a sua primeira obra de arte biológica ao modificar os padrões das asas de borboletas vivas. Desde então, tem utilizado diversas técnicas biológicas, incluindo a ressonância magnética funcional do cérebro para criar retratos onde a mente pode ser visualizada; sondas de DNA fluorescente para criar micro-esculturas em núcleos de células humanas; esculturas feitas de proteínas, de DNA ou incorporando neurónios vivos ou bactérias. Atualmente é a diretora artística do Ectopia, um laboratório de arte experimental, em Lisboa, e Diretora da Cultivamos Cultura, no Sul de Portugal.

 

 

Entrada actualizada el el 02 mar de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones