Inicio » Agenda de Arte

Ama como a estrada começa

Exposición / Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) / Av. de Brasília, Central Tejo / Lisboa, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
04 oct de 2019 - 20 abr de 2020

Inauguración:
04 oct de 2019

Comisariada por:
Inês Grosso

Organizada por:
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Artistas participantes:
João Pedro Vale, Nuno Alexandre Ferreira

ENLACES OFICIALES
Web 

       


Descripción de la Exposición

Ama como a estrada começa, é um projeto inédito produzido especialmente para o MAAT. A primeira grande apresentação da dupla numa instituição museológica, a exposição apropria o título de um poema-colagem criado por Cesariny em 1955 e articula inúmeras referências gráficas, culturais e artísticas que os artistas foram buscar ao imaginário e legado surrealista e em particular às referências do poeta português, mas também aos primeiros movimentos políticos queer e de libertação sexual. Estes são elementos que remetem para ideias de impureza e higienização, crime e castigo e a sua relação histórica com a homossexualidade e com as noções de género e cura. João Pedro e Nuno Alexandre justapõem uma amálgama de objetos e imagens na composição de uma instalação com dois andares; uma estrutura que se assemelha a uma grande colagem ou assemblagem surrealista que evoca os espaços de engate da comunidade gay — como os urinóis públicos, clubes de sexo e as saunas — mas também traz à memória as infraestruturas e equipamentos de higiene pública e sanitária como, por exemplo, urinóis, lavadouros ou celas e outros elementos da vida prisional. Estes objetos e ambientes são alusões à perpetuação e reconfiguração destas formas de restrição das liberdades, direitos e garantias individuais na sociedade contemporânea. A exposição integra ainda uma série de performances, concebidas em parceria com o coreógrafo João dos Santos Martins, que irão acontecer de forma espontânea e sem aviso prévio — vivências e ações corporais que ativam o espaço e os seus objetos, adicionando novas camadas de significados e sentidos num processo de construção permanente e em contínua transformação.


Entrada actualizada el el 30 sep de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Ama como a estrada começa

Ama como a estrada começa

Noticias relacionadas

Actualidad, 01 oct de 2019

#loquehayquever en Portugal: arquitectura, fotografía y performance internacional

Por PAULA ALONSO POZA

Dos festivales artísticos ponen el foco en Braga y Lisboa: el evento fotográfico Encontros da Imagem, el más destacado de Portugal, que reúne artistas procedentes de toda Europa, y la Trienal de Arquitectura, ...

Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 14 abr de 2025 - 12 may de 2025 / Madrid, España

#VersionaThyssen XXII

Ver premios propuestos en España

Exposición. 10 may de 2025 - 22 jun de 2025 / Galería Elba Benítez / Madrid, España

A Sônia

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Programa de Gestión Integral de Museos

Ver cursos propuestos en España