Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Angelus

Dónde:
Mercedes Viegas Arte Contemporânea / Rua João Borges, 86, Gávea / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
12 sep de 2018 - 12 oct de 2018
Inauguración:
19 sep de 2018
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Descripción de la Exposición
O artista como voyeur é outra circunstância colocada. Maria captura essas imagens/histórias a partir de uma distância segura. Nenhum desses personagens, por assim dizer, a viu. Ela se instala de modo a ser uma observadora. E dessa forma nos revela histórias que constantemente acontecem e dificilmente são vistas. Essa mudança de perspectiva do olhar – fazer com que nos aproximemos de uma cidade oculta que só é presenciada e construída por poucos – é outro ponto de distinção que a série traz. Importante dizer que Maria não está interessada na beleza dos corpos ou da paisagem mas em um estado que se revela simultaneamente imerso em tensão e atenção. Esta atmosfera é ressaltada pela escolha da impressão em preto e branco. O drama ganha mais intensidade e a assertividade se transforma rapidamente em dúvida. Ao terem o telhado como local da ação, as fotos revelam um ambiente fechado e de ... confinamento. Por esse motivo, há uma sensação ainda mais potencializada dos gestos, comportamentos e atitudes dos indivíduos. Não é à toa, portanto, que uma das referências da artista seja O Anjo Exterminador (1962), de Luis Buñuel. Neste filme, os personagens de uma classe social abastada se veem presos na sala de jantar de uma mansão, apesar de não haver qualquer barreira física que os impeça de sair daquele recinto. As barreiras são imaginárias. Pouco a pouco, as convenções sociais se perdem e o que se revela entre os personagens são os seus mais sórdidos sentimentos, desejos e ações. Nesse encontro entre filme e fotografia, se sobressai a ilusão da aparência e o quanto estamos imersos em possibilidade, expectativa e imprevisibilidade.

 

 

Entrada actualizada el el 07 mar de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones