Taller en Lisboa, Portugal

Animais sociais. Atelier de azulejo por Elizabete Canavarro

Dónde:
Museu Bordalo Pinheiro / Campo Grande, 382 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
11 abr de 2016 - 14 abr de 2016
Horario:
2ª, 3ª, 4ª e 5ª feira, das 14h30h às 17h30
Precio:
50
Inscripción:
Cerrada desde 04-04-2016
Dirigido a:
Artistas
Organizada por:
Descripción de la Formación
Elizabete Canavarro propõe-se, através desta atelier, explorar a obra de Rafael Bordalo Pinheiro. Figura ímpar da caricatura portuguesa, dono de uma obra gráfica e cerâmica notáveis, Bordalo Pinheiro é também o autor de algumas deliciosas peças de azulejaria artística portuguesa. Os seus «bichos» contadores de histórias fazem parte do universo imagético que inspira este curso. DESCRIÇÃO Atelier de pintura em azulejo baseado nos desenhos de Rafael Bordalo Pinheiro, com destaque para os efectuados para a Tabacaria Mónaco, no Rossio, em Lisboa. Nestes azulejos, Bordalo representou os clientes da tabacaria como animais (sociais), carregados de humor. Passados 170 anos sobre o nascimento do artista e 100 anos da abertura do Museu Bordalo Pinheiro, este atelier convida os participantes a experimentar uma das suas técnicas de pintura em cerâmica. OBJECTIVOS Proporcionar aos participantes o conhecimento de uma técnica de pintura que os habilite, no final do atelier, a realizar um painel de quatro azulejos, ou quatro avulso, ... a partir do pormenor de um dos desenhos de Rafael Bordalo Pinheiro para a Tabacaria Mónaco. Os painéis serão executados segundo a técnica tradicional portuguesa, também com recurso a tinta preta, atribuindo aos trabalhos modernidade e individualidade. O curso contempla as seguintes fases: Teoria Pequena introdução ao trabalho a efectuar, materiais e técnicas; a importância do contorno (traço) e do claro/escuro; a importância do desenho enquanto cópia/reprodução. Prática Selecção do desenho (pormenor); cópia, picotagem e passagem do desenho para o azulejo; elaboração da tinta e breve ensaio sobre o claro/escuro; pintura com azul sobre o fundo branco do azulejo e preto sobre o fundo branco do azulejo; auto-avaliação e discussão colectiva Os trabalhos serão entregues aos participantes após cozedura respectiva. Local | Museu Bordalo Pinheiro | Campo Grande, 382, Lisboa Data | 11 a 14 de Abril de 2016 Horário | 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feira, das 14h30h às 17h30 Valor | 50€ com o material incluído Destinatários | Todos os interessados com idade superior a 16 anos (não é necessária formação prévia em desenho ou pintura) Número máximo de participantes | 10 pessoas (mínimo 5) Data limite para inscrição | 4 de Abril de 2016 Inscrições | T. 218 170 671 | E-mail: museu.bordalopinheiro@cm-lisboa.pt

 

 
Imágenes de la Formación
Azulejo de Rafael Bordalo Pinheiro

Entrada actualizada el el 22 mar de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todos los cursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de formación

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todos los cursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de formación