Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Antonio de Dedé

Dónde:
Galeria Estação / R. Ferreira Araújo, 625 - Pinheiros / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
12 sep de 2013 - 04 nov de 2013
Inauguración:
12 sep de 2013
Comisariada por:
Organizada por:
Descripción de la Exposición

Com curadoria de Roberta Saraiva, a Galeria Estação apresenta 38 esculturas na individual do artista alagoano Antônio de Dedé (Lagoa da Canoa, AL, 1957) que, em 2012 participou coletiva 'Histoires de Voir', organizada pela Fundação Cartier, em Paris e do projeto Teimosia da Imaginação, - livro, documentário e exposição no Instituto Tomie Ohtake. Autodidata, de Dedé aprendeu a arte observando o pai trabalhar a madeira na carpintaria e diz ter uma relação 'transparente com a sua criação'. Segundo ele, a sua habilidade é um dom que surgiu da sua vontade de recriar o trabalho do pai. O resultado deste talento herdado pode ser visto neste conjunto de peças inusitadas, mas que fazem parte da sua realidade, como animais, santos e figuras humanas, com cores e tamanhos variados, de 50 centímetros a 2 metros de altura.

 

Antônio de Dedé começou a ... talhar aos 8 anos, criando brinquedos como carrinhos, aviões e peões que vendia pela vizinhança. Na adolescência, a sua obra se desenvolveu quando passou a trabalhar em uma olaria, onde usava o barro para 'queimar os bonequinhos junto com as telhas' e, com isso, começaram a surgir patos, bonecos e cavalos modelados, queimados e pintados. 'No meu trabalho, eu tava descobrindo o ouro', conta o artista. Com o tempo, a olaria foi se extinguindo e de Dedé começou a usar a madeira como matéria prima principal para suas esculturas.

 

Sempre com muita cor, é possível encontrar peças de pequena escala com membros de proporção naturais, no entanto, o trabalho do artista é característico por suas esculturas geralmente verticais, com extremidades comprimidas, nas quais o corpo alongado com pés pequenos e os braços sem fim com mãos encolhidas geram um contraste particular. Para Roberta Saraiva, 'as peças ganharam corpo e tamanho e se estabeleceram numa verticalidade de proporções curiosas, de expressão e colorido ricos, que fazem lembrar as carrancas que outrora se erguiam à proa dos barcos do rio São Francisco.' Com dentes, olhos arregalados, bigode, sobrancelha e unhas pintadas, cada detalhe dos personagens esculpidos por de Dedé é extremamente marcado.

 

A expressividade do entalhe e a dramaticidade de cada peça são características marcantes na obra de Antônio de Dedé. Um trabalho que, segundo a curadora, 'se encaixa perfeitamente no conceito de arte popular, sobretudo se essa marca estiver ligada ao sentido da origem rural do artista e de sua magnitude com relação ao mercado da arte - mas também se encaixa em outros rótulos, se observada a complexidade de uma cosmogonia própria em primeiro plano.'

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Antonio de Dedé

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones