Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Ao Modo Quase Clássico

Dónde:
Portas Vilaseca Galeria [ESPACIO CERRADO] / Av. Ataulfo de Paiva 1079 Loja 109 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
26 mar de 2013 - 11 may de 2013
Inauguración:
26 mar de 2013
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Com abertura marcada para o dia 26 de março, a exposição 'Ao Modo Quase Clássico', de Claudia Hersz, comenta com olhar profundo e bem-humorado o fantasioso presente do clássico. Em uma provocação conceitual sobre a arte decorativa, Claudia propõe um jogo de memória do que foi e do que não foi. São objetos, esculturas, gobelins e uma série de fotomontagens para cutucar com pinceladas delicadas o leão contemporâneo. A artista recentemente premiada em São Paulo e com participação no último programa Rumos Artes Visuais transporta o público para esse lugar imaginário, onde o Rei Sol e a nova burguesia brindam com garrafas de cachaça nos jardins do Flamengo. Neste recorte idílico e surpreendente, Claudia resgata objetos e recria a História pós-moderna navegando por ondas 'extra-vagantes'.

 

Os objetos resgatados de feiras de antiguidades são revelados como raridades do futuro. Claudia traz ... uma cadeirinha de criança forrada com tapeçaria francesa que esconde na ilustração sandálias de plástico e garrafinhas pet. Depois, uma bolsa com cena idílica mostra a dama que segura uma Kalashnikov, em interferência sobre a ilustração do gobelin. Um manequim traz um vestido em tapeçaria que esconde outras provocações. 'Sou um Debret com defeito', brinca.

 

Livros antigos também são colecionados. Nesta série, uma mesinha de marchetaria guarda com elegância e certa morbidez o ciclo da vida, narrando da gestação à morte através de recortes de um livro de medicina ilustrado. Em um comentário sobre a visão, Claudia que recém operou a visão, apresenta uma caixa com páginas sobre as doenças dos olhos. No primeiro nível da caixa que tem um tampo de vidro, olhos de boneca encaram quem ousa olhar; no nível inferior (ou interior) da caixa, a artista reserva um óculos quebrado e um cristal que encaixaria perfeitamente na órbita ocular.

 

O teto da galeria segura um lustre carolliano para receber Alice. 'Aqui também é sempre hora do chá', convida. Claudia faz outras homenagens: apresenta seu 'Desviinho para o Vermelho' para Cildo Meirelles, seu dublê oratório-mictório para Marcel Duchamp e uma esfera de vidro que reflete os visitantes na exposição lembrando das dimensões paralelas de M.C. Escher. A artista apresenta também uma série de seis fotografias impressas em papel superbrilhante e fake, em registro fabuloso do Rio de Janeiro. Para completar, ela abre um gabinete de curiosidades.

 

A exposição fica em cartaz até maio, na galeria Jaime Portas Vilaseca, no Leblon. A artista carioca ainda está no Paço Imperial, na exposição 'Convite à Viagem - Rumos Artes Visuais 2011-2013' com curadoria de Agnaldo Farias do programa Rumos Artes Visuais, onde 45 artistas brasileiros levam o visitante a uma viagem pelo Brasil.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Claudia Hersz

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones