Descripción de la Exposición
Lisboa, 07 de dezembro de 2020 – A Fidelidade Arte e a Culturgest inauguram no próximo dia 10 de dezembro a exposição “Apofenia”. A exposição que reúne artistas nacionais e internacionais selecionados pelos fundadores do projeto Las Palmas, decorre no âmbito do projeto Reação em Cadeia. Contando com a curadoria de Bruno Marchand, vai estar patente até 26 de fevereiro de 2021 no Espaço Fidelidade Arte (Largo do Chiado 8, em Lisboa), com entrada gratuita.
A mecânica da apofenia pode ajudar a explicar parte da história desta exposição. Apofenia é o termo científico para a capacidade de reconhecer figuras, padrões ou conexões em dados aleatórios. Dito de outra forma, apofenia acontece sempre que se reconhece a forma de um animal numa nuvem ou o perfil de um rosto no recorte de uma montanha. Nenhuma dessas figuras é fruto de uma intenção prévia e resultam da apetência do cérebro para agrupar dados aleatórios em grupos que fazem sentido, do seu irreprimível impulso de tornar uma abstração em algo reconhecível e concreto, da sua vocação para facilitar a emergência de entidades que nascem à força da interação solidária das suas partes.
As coincidências ou pontos de contacto entre as propostas que têm cabimento no contexto desta exposição, e do universo Las Palmas em geral, não se confundem com qualquer iniciativa panfletária. Não há movimentos nem manifestos ao jeito modernista. Como na apofenia, a reunião destas singularidades é circunstancial – uma fabricação do cérebro, pronta a ser desfeita se algo de mais premente, significativo ou prazeroso se interpuser. Enquanto perdura, contudo, Las Palmas é um campo de liberdade e experimentação em curso. Um risco partilhado entre pares, nacionais e internacionais, com rosa choque em pano de fundo.
Contrariamente ao que tem acontecido no ciclo Reação em Cadeia, Las Palmas não é uma exposição individual, significando um espaço expositivo gerido por artistas, fundado em 2017 por Aires de Gameiro, Hugo Gomes, Nuno Ferreira e Pedro Cabrita Paiva. Como acontece com a maioria dos projetos deste género, Las Palmas não serve exclusivamente para mostrar as obras dos seus fundadores, mas antes para explorar, através de exposições individuais e coletivas, um território – desta feita, um território que se vai construindo à medida que se avança no caminho.
Para a exposição do ciclo Reação em Cadeia os fundadores do projeto Las Palmas selecionaram obras dos seguintes artistas nacionais e internacionais:
Aires de Gameiro, Lisboa (PT), 1989
Arno Beck, Bonn (DE), 1985
Catherine Telford-Keogh, Toronto (CA), 1986
Eduardo Fonseca e Silva, Lisboa (PT), 1993
Francisca Valador, Lisboa (PT), 1993
Holly Hendry, Londres (UK),1990
Hugo Brazão, Madeira (PT), 1989
Jason Dodge, Newton (USA), 1969
José Taborda, Lisboa (PT), 1994
Lito Kattou, Nicosia (CY), 1990
Maria Miguel von Hafe, Guimarães (PT), 1995
Nuno Ferreira, Lisboa (PT), 1991
Pedro Cabrita Paiva, Beja (PT), 1991
Primeira Desordem, Hugo Gomes, Lisboa (PT), 1989 - João Marques, Lisboa (PT), 1989,
Rowena Harris, Norfolk (UK), 1985
Stefan Klein, Memmingen (DE), 1998
Com curadoria de Bruno Marchand, “Apofenia” é a sexta exposição do ciclo Reação em Cadeia, que resulta na colaboração entre a Fidelidade e a Culturgest. A proposta consiste em implicar os artistas na seleção dos seus pares, que irão suceder-lhes no espaço da Fidelidade Arte, em Lisboa (primeiro) e da Culturgest Porto (em seguida). A Las Palmas seguir-se-á, em março de 2021, uma exposição do artista mexicano Rodrigo Hernández.
Cada ano contará com intervenções de três artistas, que conhecerão diferentes declinações em cada espaço, nomeadamente com a presença de obras diferentes, resultado de profundas adaptações dos projetos à diferente natureza das duas galerias. No final de cada ano, será publicado um livro que compilará a memória dos três projetos do ano, com extensa documentação sobre o seu desenvolvimento.
O ciclo iniciou-se em 2019 com um programa que, cumprindo com esta lógica de sucessão, contou com a participação dos seguintes artistas:
• • #1 Ângela Ferreira (Moçambique, 1958)
• • #2 Jimmie Durham (EUA, 1940)
• • #3 Elisa Strinna (Itália, 1982)
2020
• • #4 Evan Roth (EUA, 1978)
• • #5 Alicia Kopf (Espanha, 1982)
• • #6 Las Palmas (Portugal)
Próximo artista / março 2021
• • #7 Rodrigo Hernández (México, 1983)
Exposición. 21 may de 2025 - 22 sep de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España