Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Arriba do chão

Dónde:
Galeria Millan / Rua Fradique Coutinho, 1360/1430 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
22 ene de 2022 - 19 feb de 2022
Inauguración:
22 ene de 2022
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A Galeria Millan tem o prazer de apresentar Arriba do chão, primeira exposição individual de David Almeida (Brasília, DF, 1989) em seu espaço expositivo, de 22 de janeiro a 19 de fevereiro de 2022. Abrindo o programa de exposições da galeria para 2022, a mostra conta com curadoria de Pollyana Quintella e reúne pinturas de pequenos e grandes formatos e cerâmicas recém-produzidas pelo artista. A exposição acompanhará ainda uma publicação, a ser lançada na ocasião da abertura, contendo o texto curatorial completo em diálogo com uma seleção de trabalhos apresentados. A pesquisa de David Almeida tem como eixo principal as problemáticas do espaço e do corpo em percurso, explorando a visualidade do território íntimo, da cidade e da paisagem regional brasileira. Almeida engendra os conceitos de memória, corpo, fantasmagoria e percepção óptica, criando telas em que o íntimo de uma cultura ou povo se apresenta de forma sutil pela paisagem. Em sua ... primeira individual na Galeria Millan, Almeida apresenta sua pesquisa em pintura a partir de uma diversidade de caminhos: telas em grande e pequeno formato, suportes como o linho, o algodão e a madeira, assim como gravuras e cerâmicas, que expressam uma contínua investigação de relevos e combinações cromáticas. O processo de produção dos trabalhos apresentados se organiza dentro e fora do ateliê, retratando uma memória de paisagens que misturam lugares como Ubatuba, Cidade Tiradentes, Chapada dos Veadeiros e as matizes do cerrado, a reserva biológica de Contagem, em conjunção com uma criação visual quase onírica que não necessariamente parte da observação. Para Quintella, “ao confrontar o conjunto, torna-se quase impossível diferenciar o que foi feito ao ar livre e o que foi gestado no ateliê, e isso pouco interessa. Noutros casos, como nas pinturas preparadas com bolo armênio, a vermelhidão e as altas temperaturas do sertão e do cerrado cearenses e as asperezas do agreste (que habitam o imaginário do artista devido aos seus vínculos familiares na região) encontram os ecos do Courbet das grutas de Franche-Comté e das praias da Normandia.” Se as pinturas menores se ocupam da textura e das cores fortes das paisagens naturais, as pinturas de grande formato carregam, segundo a curadora, um aspecto mais metafísico e espiritual e não se situam de fato em um tempo e espaço marcados. Nestas, a imaterialidade das localizações retratadas por Almeida atinge seu caráter mais expressivo, em consonância e desdobramento com a prática de uma geração de pintores responsáveis por uma inflexão na investigação pictórica da paisagem no Brasil. Nas cerâmicas, em contra-partida, a abordagem de Almeida está voltada à matéria e o suporte passa a ser simultaneamente representação e assunto, concedendo corporeidade não somente à paisagem, mas à sua matéria fundante: a terra.

 

 

Entrada actualizada el el 25 feb de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones