Exposición en Lisboa, Portugal

Arte em São Bento 2020 – Coleção Figueiredo Ribeiro

Dónde:
Palacete de São Bento / Rua Imprensa à Estrela 4 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
05 oct de 2020 - 05 oct de 2021
Inauguración:
05 oct de 2020 / 11:30
Comisariada por:
Descripción de la Exposición
A Residência Oficial do Primeiro-Ministro, no Palacete de São Bento, acolhe, todos os anos, uma seleção de obras de artistas contemporâneos portugueses pertencentes a uma coleção privada de fora de Lisboa. A iniciativa Arte em São Bento foi criada em 2017, com o intuito de afirmar a vitalidade da produção artística nacional e o seu contributo para projetar a imagem de um país inovador e contemporâneo. A Residência Oficial é um espaço de representação e de soberania política, onde cada área tem uma funcionalidade específica. Neste contexto, a arte proporciona ao visitante uma experiência distinta de uma exposição num espaço museológico ou numa galeria. O estilo arquitetónico do palacete e o mobiliário existente constituem desafios a que os curadores têm sabido responder, sem reduzir as obras de arte a uma função meramente decorativa. A partir de 5 de outubro de 2020, a Residência Oficial apresentará uma seleção de obras provenientes da Coleção Figueiredo Ribeiro, ... com curadoria de Ana Anacleto e João Silvério. Cobrindo um vasto período da produção artística portuguesa contemporânea, a Coleção Figueiredo Ribeiro está em depósito no município de Abrantes, estando na base da criação do Quartel da Arte Contemporânea, em 2016, com vista à sua fruição pública. A seleção de obras apresentadas na Residência Oficial reflete cruzamentos entre gerações distintas de artistas e teve em consideração a representação paritária, entre outros aspetos. Nas edições anteriores, a Arte em São Bento acolheu a Coleção Serralves (2017), a Coleção António Cachola/Museu de Arte Contemporânea de Elvas (2018), e a Coleção Norlinda e José Lima (2019). A inauguração da Arte em São Bento 2020 – Coleção Figueiredo Ribeiro terá lugar na segunda-feira, dia 5 de outubro de 2020, às 11h30. O evento inclui a abertura das novas salas remodeladas no âmbito da iniciativa paralela Design em São Bento, inaugurada em janeiro de 2020, com curadoria de Bárbara Coutinho. A Residência Oficial estará aberta ao público para visitas à Arte em São Bento 2020 e ao Design em São Bento no dia 5 de outubro, entre as 15h00 e as 19h00.

 

 
Imágenes de la Exposición
Rui Calçada Bastos, Untitled (Shanghai), 2008. Inkjet print on Premium Semimate photo paper, 102,5 x 141,5 cm. Ed. 3 + 1 AP © Rui Calçada Bastos — Cortesía de la Galeria Bruno Múrias

Entrada actualizada el el 04 dic de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones