Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

ATENSÃO

Dónde:
Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio de Janeiro / Av Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
03 dic de 2016 - 05 mar de 2017
Inauguración:
03 dic de 2016
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
ATENSÃO, Carlos Zilio, remontagem da histórica mostra realizada em 1976, na sala experimental do MAM RJ , que representou um espaço de afirmação para arte contemporânea brasileira. o conjunto de obras expostas integrou a exposição Carlos Zilio:arte e politica, curadoria de Vanda Klabin, exibida no MAM Rj/SP/Salvador, em 1996. ______ A leitura da exposição deve partir do princípio de que o seu objetivo está presente nos mínimos detalhes. As partes existem em função do todo; isoladamente, ficam sem sentido. Os elementos constituintes de cada peça estão relacionados necessariamente entre si. Alguns sustentam, outros são sustentados em um equilíbrio precário. A matéria é importante. Tábuas, tijolos, cabos de aço, pedras. Materiais de construção, prestes a desabar. A direção do projeto é dar margem à formação de uma ampla articulação de conceitos que envolve o campo psicológico e o social; os significados objetivos e subjetivos interligados: um som (o seu ritmo), a pedra por um fio ... (a quase ruptura). Há em alguns trabalhos uma ligação direta com a física. Mas, quando transposta para a área da exposição, tem o seu sentido modificado, servindo o museu como o elemento consagrador do conceito de arte. O trabalho não respeita nenhuma ideia de estilo; as modificações ocorrem em uma lógica que busca a superação das contradições internas da minha produção e impedem a manipulação comercializante, procurando um relacionamento crítico com o sistema da arte. A linguagem está imersa na minha fantasmática, mas é preciso situar o projeto historicamente. O meu e o nosso tempo. O meu e o nosso universo. Tempo de tensões, pressões e (des)equilíbrios. Carlos Zilio Julho de 1976 - attension The exhibition should be interpreted on the understanding that its objective is present in the smallest details. The parts exist as a function of the whole; in isolation, they make no sense. The constituent elements of each piece are essentially related to one another. Some are supporting, while others are supported in a precarious equilibrium. The material is important. Boards, bricks, steel cables, stones. Building materials about to topple over. The project is designed to make room for the formation of a broad spectrum of interrelated concepts that involve the psychological and social fields; interlinked objective and subjective meanings: a sound (its rhythm), a stone by a thread (almost breaking). In some of the works there is a direct link with physics. But when it is transposed to the exhibition space, its meaning is modified, serving the museum as a founding element of the concept of art. The work does not respect any idea of style; the modifications take place within a rationale that seeks to overcome the internal contradictions of my output and prevent any commercializing manipulation, seeking a critical relationship with the art system. The language is immersed in my dreamworld, but the project must be historically situated. My and our time. My and our universe. A time of tensions, pressure and (im)balance. Carlos Zilio July 1976

 

 

Entrada actualizada el el 05 dic de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones