Descripción de la Exposición
A exposição Azulejo em Viagem 1998>2015 propõe uma abordagem cronológica, organizada em 5 núcleos, da relação dinâmica e progressiva entre Shirasu, a Galeria Ratton e a tradição artística portuguesa do azulejo, apoiada pela Fundação Oriente, e enquadrada pela secular ligação entre Japão - Portugal. A narrativa é construída pela sequência em que se apresentam as obras em azulejo e gravura e pelos textos de enquadramento que as acompanham. Também foram incluídos alguns elementos extra (materiais gráficos, filmes, textos críticos) que documentam as várias fases do processo desenvolvido entre 1998 e 2015.
Jun Shirasu chega a Portugal pela primeira vez em 1998, a convite da Galeria Ratton e do artista Bartolomeu dos Santos, seu professor de gravura na Slade School, em Londres, para dar apoio na execução da intervenção artística em azulejo para a Estação Ferroviária do Pragal, trabalho de grande dimensão que a Ratton havia encomendado ao gravador. Momento simbólico da abertura desta exposição é a apresentação de um painel de Bartolomeu dos Santos, que tendo por base os textos de Fernão Mendes Pinto, narra a chegada dos portugueses ao mar da China e ao Japão.
Simultaneamente com a exposição no Museu do Oriente, de natureza retrospectiva, a Galeria Ratton apresenta, na Rua Academia das Ciências, de 24 de Janeiro a 17 de Março 2017, «A viagem da Camélia», de Jun Shirasu, os trabalhos que o artista realizou em Portugal, com o apoio da Oficina Ratton e da Fundação Oriente, em 2016, e que descrevem o percurso da entrada da Camélia na Europa através de Portugal.
Premio. 01 abr de 2025 - 18 may de 2025 / Bilbao, Vizcaya, España
Exposición. 14 may de 2025 - 08 sep de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España