Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Barbapapa

Dónde:
Anita Schwartz / Rua Jose Roberto Macedo Soares, 30 - Galvea / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
11 jul de 2019 - 24 ago de 2019
Inauguración:
11 jul de 2019
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Na exposição “Barbapapa”, o artista Paulo Vivacqua apresenta novas direções do seu trabalho. A pesquisa multidisciplinar que desenvolve, acompanha, em seus desdobramentos questões como música, composição, linguagem e prática visual, que de um modo ou de outro, atravessam toda a dinâmica da obra do artista. É importante destacar que as suas elaborações atuais sempre pressupõem àquelas do início de sua trajetória. Sem dúvida, a presença positiva de seu trabalho impõe uma manobra de apreensão que nos leva a redescobrir e reviver o espaço. Assim, a escultura deixa de ser um meio estático e idealizado e passa à condição de uma experiência que lida com a ideia de percepção de espaço, tempo, som e linguagem. Em “Barbapapa”, que nomeia a exposição, placas de aço revestidas de pintura automotiva são a base na qual alto falantes e fios vermelhos geram formas semelhantes aos personagens de quadrinhos e desenho animado infantis da década de ... 1970, muito simples e coloridos em suas formas ovais. Os sons emitidos pelos Barbapapas são derivados de uma pesquisa que o artista vem recentemente desenvolvendo sobre os sons pré-verbais, como um universo adormecido de nossa consciência, e que nos surpreende eventualmente através de expressões abruptas ou repetições de sons vocais inarticulados. O conjunto de trabalhos, “Mesas”, são esculturas ou assemblages que apresentam materiais díspares como falantes, vidros, madeira, metal, granito, lâmpadas e fios de cobre. Tais materiais são dispostos de modo a estabelecer uma relação entre função e forma – elementos de uma composição silenciosa. “Memo”, trata-se de uma série de desenhos supostamente infinita que vem sendo realizada desde 2009, e que tem como base e denominador comum blocos de nota de seu pai produzidos na década de 1970 com a inscrição Memo P. A. Vivacqua, em seu cabeçalho. Funciona como um trabalho cronológico que o artista desenvolve; crônicas visuais do pensamento ou como disse o artista, Adriano Motta, conjunto de receitas ou “prescrições psicóticas caligrafadas por um médico fantasma”. “Sublevação #2”, concebido como um trabalho rítmico, consiste em uma instalação que utiliza a forma do container da parte externa da galeria. Sons sub graves são emitidos, assim a superfície do container torna-se a própria caixa de som; fazendo todos à sua volta sentirem e vivenciarem, até mais do que ouvirem, as vibrações, pulsos e contra-pulsos emitidos pelos três subwoofers de seu interior. O trabalho estabelece um contraponto com a exposição dentro da galeria, atuando como um baixo contínuo, no qual os sons dos Barbapapas reunidos ao falar espontâneo das pessoas que circulam, transformam o espaço. As obras se relacionam e provocam o enfrentamento do espectador com a realidade física a partir da alternância constante entre sonoridade e silêncio, proporcionando um ambiente sonoro. Uma atmosfera.

 

 

Entrada actualizada el el 21 ene de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones