Exposición en Lisboa, Portugal

Bordalo em Trânsito

Dónde:
Museu Bordalo Pinheiro / Campo Grande, 382 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
09 jul de 2021 - 30 nov de 2022
Inauguración:
09 jul de 2021
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Correo electrónico:
bilheteira@museubordalopinheiro.pt
Descripción de la Exposición
Bordalo em Trânsito é o título da proposta que prepara a renovação da exposição de longa duração do Museu. No intervalo, acolhemos os visitantes com a mesma honra de sempre, prestando homenagem ao nosso artista maior, Rafael Bordalo Pinheiro. Convidamos a um percurso através da obra do artista, num ensaio que revisita os seus temas de eleição e oferece uma leitura plural e informada do seu talento, criatividade e notável capacidade de trabalho. A exposição Bordalo em Trânsito apresenta-se como uma proposta de releitura dos temas bordalianos à luz do presente, com a preciosa nota de que o espírito crítico e o humor podem ser os aliados perfeitos para a construção de uma cidadania ativa, participada, construtiva. Organizada em três núcleos – Bordalo ao espelho, Zé Povinho, Identidade e Política e Bordalo à Mesa -, a mostra abre no dia 9 de julho de 2021 e durará aproximadamente um ano, até à ... inauguração na nova exposição permanente do Museu Bordalo Pinheiro. NÚCLEOS EXPOSITIVOS Bordalo ao Espelho imagina uma biografia muito divertida: através do autorretrato, em que foi mestre, o artista apresenta-se, transfigura-se, desafia o sentido de observação dos mais incautos, convida ao riso e convoca o espanto: quantos Bordalos cabem num Bordalo só? Em Zé Povinho, Identidade e Política, a principal criação de Bordalo, o glorioso Zé Povinho, mostra a sua garra e, naturalmente, a falta dela também. Esta representação simbólica do povo português apresenta um caráter e atitudes perante o poder que vão da indiferença e da passividade à vontade em reagir e assumir um papel de cidadão ativo e responsável. Zé Povinho põe à prova a paciência da Maria enquanto se encolhe sob a albarda com que o carregam ou devolve aos “carrascos” um valente manguito, libertando-se da carga – assumindo o gesto a filosofia possível. A genialidade desta criação de Bordalo faz-se pela prova do tempo e pela estimulante apropriação que outros artistas continuam a fazer da personagem, quase 150 anos depois. Bordalo à Mesa celebra um tema que lhe era querido ao corpo e ao espírito: a boa mesa. Os alimentos e a gastronomia enriquecem registos gráficos e peças de cerâmica de opulência real. Em ambientes realistas ou humorísticos, desde o mais simples legume à mais cerimoniosa refeição, a comida serve, também, como metáfora para a crítica política e social – sem papas na língua. São também dadas a conhecer referências a bons cozinheiros e a bons lugares onde saciar a fome, tão opiparamente quanto se deseje, e mostrados rótulos e publicidades que o artista realizou enquanto designer ou peças utilitárias e decorativas de que são exemplo os dois serviços de mesa produzidos na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.

 

 

Entrada actualizada el el 22 jun de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones