Exposición en Lisboa, Portugal

Cavalo Verde de Pollyanna Freire

Dónde:
Módulo - Centro Difusor de Arte / Calçada Dos Mestres 34 A/b / Lisboa, Portugal
Cuándo:
24 oct de 2020 - 21 nov de 2020
Inauguración:
24 oct de 2020 / 18h00
Horario:
martes a sábado 15h-19h30
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Descripción de la Exposición
A artista Pollyanna Freire (1982, São Paulo, Brasil) apresenta um conjunto de novas obras na segunda exposição individual, intitulada Cavalo Verde, na Módulo - Centro Difusor de Arte, entre 24 de outubro e 21 de novembro de 2020. Sintetizando, pode-se referir que as preocupações que medeiam o trabalho que a artista tem vindo a desenvolver, desde que terminou os estudos no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, em 2012, persistem sobretudo na relação que a prática de desenho estabelece com a tridimensionalidade e não tanto na relação com a disciplina de escultura. Apesar de se tratarem de objetos tridimensionais que se instalam no espaço expositivo, eles podem ser considerados como pequenas anotações de desenhos, que recorrendo a riscos, linhas, texturas e cores, confrontam o espectador. Tanto na exposição do prémio EDP em 2015, como na primeira exposição individual na Módulo, intitulada Escultura, em 2017, a artista parece expandir os ... limites do desenho para uma folha tridimensional em que os visitantes são impelidos a fazer parte do projeto expositivo. Considerando as dimensões das peças, a escala doméstica, a manualidade e os variados materiais utilizados os objetos conquistavam o espaço e activavam a sua relação intrínseca e extrínseca. Desta feita, na presente exposição, a artista para além de depurar algumas das premissas iniciais que norteiam o seu trabalho - as linhas geométricas simplificam-se em ângulos retos; as formas criam sentidos quadrangulares ou rectangulares; as cores sujas tendem para o cinzento e para a neutralidade -, os objetos são inseridos em novos dados - a escala humana dos objetos é reconsiderada na relação direta com o corpo humano; e o jogo de luz e sombra intensifica-se com a volumetria das obras. Nas nove peças individuais e distintas, que são apresentadas em exposição, é possível notar uma certa familiaridade entre elas: as linhas rigorosas, as dimensões e a cor não vibrante. De facto, com mais atenção se percebe que se tratam de três peças de parede, três peças de chão mais verticais e outras três peças de chão mais horizontais. Ao equilibrar o espaço expositivo com estas pequenas diferenças a artista parece qualificar as suas obras como objetos arquitectónicos abstratos - entre a maquete e a relação com o espaço - que se situam num lugar específico e se relacionam com o espaço e com outros objetos que as circunda. Deste modo, a relação entre bidimensionalidade da folha de papel e tridimensionalidade do espaço expositivo parece situar-se num campo de múltiplas e infinitas possibilidades. Considerando que a obra da Pollyanna Freire pode residir nas franjas do Minimalismo, Pop, e Abstracionismo, poderá também ser pertinente referir que existe uma intuição não programada, gestual, emocional que está latente nas superfícies e formas inebriantes e promissoras de uma dada realidade sensível. E este será o seu legado… Outubro 2020 Hugo Dinis

 

 
Imágenes de la Exposición
Cavalo Verde

Entrada actualizada el el 27 oct de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones