Exposición en Covas, Braga, Portugal

Christian Boltanski: Dança macabra

Dónde:
Fábrica ASA / Covas, Braga, Portugal
Cuándo:
22 jun de 2012 - 09 sep de 2012
Inauguración:
22 jun de 2012
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Serralves associa-se a Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura e inaugura na Fábrica ASA, no próximo dia 22 de Junho, a exposição A Dança da Morte de Christian Boltanski. O artista apresenta um novo trabalho especificamente concebido para esta ocasião. Christian Boltanski (Paris, 1944) é um dos mais conhecidos artistas franceses da segunda metade do século XX. A sua obra combina elementos fictícios e reais de memórias e vivências, configurados em objectos, documentos escritos e fotográficos, filmes, instalações e livros de artista. A memória histórica cruza-se com a lembrança íntima e a memória individual no seu trabalho.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A obra de Christian Boltanski (Paris, 1944) -um dos mais conhecidos artistas franceses da segunda metade do século XX- combina memórias e vivências, fictícias e reais, configuradas em objetos, documentos escritos e fotográficos, filmes, instalações e livros de artista. Nela a memória histórica cruza-se com a lembrança íntima e a ... memória individual.

 

Os dois trabalhos de Boltanksi agora expostos -Dança Macabra e Último Segundo- foram especificamente concebidos para Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. Em Dança Macabra, um sistema mecânico faz circular pelo espaço numerosas peças de roupa, maioritariamente sobretudos e gabardinas. Há muito que Boltanski começou a trabalhar com roupa - índice da memória e das histórias das pessoas anónimas que a vestiram. Nas suas palavras, 'todas as pessoas são dignas de um monumento'. A coreografia destas roupas num antigo espaço fabril não deixa de constituir uma convocação de histórias de um passado, assim como a projeção das memórias de cada um.

 

Em Último Segundo, um cronómetro conta os segundos da existência do artista, até ao momento da sua morte. Num curioso exercício de autorrepresentação que desde o início marcou o seu trabalho, o tempo e a vida convergem na progressão mecânica dos números que representam uma existência.

 

Estes dois novos momentos da produção artística de Christian Boltanksi de novo articulam a vida e a morte na expressão singular da memória e da história que desde sempre a caracteriza.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones