Exposición en Lisboa, Portugal

Collezioni Private

Dónde:
Kunsthalle Lissabon / R. José Sobral Cid, 9E / Lisboa, Portugal
Cuándo:
25 ene de 2017 - 15 abr de 2017
Inauguración:
25 ene de 2017 / 18:30
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A Kunsthalle Lissabon apresenta Collezioni Private, a exposição mais recente de Nathalie Du Pasquier e, apesar da sua longa carreira, a primeira exposição individual da artista em Portugal. A exposição estará patente de 25 de janeiro a 15 de abril de 2017. 1987 foi um ano de viragem na carreira de Nathalie Du Pasquier, uma vez que abandonou a sua carreira como designer para se dedicar completamente à pintura. Antes disso, em Milão, conheceu George Sowden e Ettore Sottsass e foi um dos membros fundadores do grupo Memphis, para o qual desenhou diversas "superfícies decoradas", inspiradas pelas suas viagens por África e pelo trabalho dos Wiener Werkstätte, do movimento Arts and Crafts e pela produção artística de Amédée Ozenfant, entre outros. A partir de 1987, redescobre momentos-chave da história da arte, tais como os frescos romanos ou o Novecento italiano e desenvolve gradualmente uma análise da relação entre a ideia de ... forma e a disciplina da pintura. O seu trabalho tem vindo assim a evoluir em direção a algo mais abstrato e menos reificado ou objetual, como forma de explorar a tensão existente entre as superfícies planas e a ilusão da perspetiva. Collezioni Private é desenvolvida especificamente para a Kunsthalle Lissabon e apresenta uma nova série de desenhos, muito próximos a naturezas-mortas, que continuam o interesse de Du Pasquier pela expressividade das formas quotidianas e pela forma dos objetos domésticos. Conjuntos de objetos testemunham a bidimensionalidade da sua própria representação e sugerem a ambivalência da sua existência. Nesta série de desenhos a preto, cinzento e branco não existem sombras, nem fundos, nem perspetiva, sublinhando a forma ambígua como composições tridimensionais são representadas numa superfície plana. Uma série de esculturas de parede, a que a artista se refere como "caixas de viagem", funcionam como apresentações de construções e composições abstratas e completam a exposição, materializando e tornando explícito o jogo aparentemente ilusório da perspetiva. Estas construções de madeira transportáveis, coleções privadas, de onde o titulo da exposição surge, constituem-se como pequenas exposições itinerantes e dão conta do interesse da artista pela sensação onírica do estar em viagem e, em conjunto com os desenhos, ecoam as nossas próprias coleções portáteis, emotivas e privadas.

 

 

Entrada actualizada el el 20 ene de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones