Exposición en Braga, Portugal

Comunidades Ciganas

Dónde:
Galeria da Estação – Encontros da Imagem / Largo da Estação, n° 40 - salas 6 e 7 / Braga, Portugal
Cuándo:
Desde 25 mar de 2022
Inauguración:
25 mar de 2022 / 17:30
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Na próxima sexta-feira, dia 25 de março, pelas 17h30, será inaugurada na Galeria Estação – Encontros da Imagem a exposição fotográfica “Comunidades Ciganas” de José Firmino Ribeiro, que poderá ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 14h00 e as 20h00, até ao próximo dia 30 de abril. O espaço da galeria localiza-se no Antigo Edifício da Estação da CP em Braga, com vistas e abertura / saída para a gare. Os Encontros da Imagem – Associação Cultural, em resultado de um protocolo de apoio e colaboração estabelecido com o Município de Braga, iniciam um novo ciclo na vida da associação. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento e divulgação de projetos fotográficos, esta nova fase articula-se com a dinamização contínua de um novo espaço expositivo: a Galeria da Estação – Encontros da Imagem. Aí, pretende-se realizar, ao longo do ano e com periodicidade bimensal, exposições de artes visuais, com ... particular foco na fotografia. A Galeria da Estação será um espaço que privilegia a fotografia portuguesa, permitindo sobretudo divulgar e promover novos autores. Para estrear esta nova vertente da associação, homenagear-se-á o trabalho do artista fotógrafo amador bracarense, José Firmino Ribeiro, que nos finais da década de 60, com um par de amigos também eles fotógrafos amadores, criaram a AFCA – Associação de Fotografia e Cinema Amador de Braga, associação essa que esteve na génese dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografias e Artes Visuais, fundados em 1987 e que este ano realizam a 32ª edição do Festival. O conjunto de imagens que materializam a exposição “Comunidades Ciganas” resultou de uma seleção de entre centenas de fotografias que abordam, com sensibilidade e mestria, diversas comunidades de etnia cigana, que constituem ainda hoje uma das minorias étnicas em fase de plena integração na nossa sociedade e enquanto registo, são um documento histórico de rara beleza. Como se pode ler na folha de sala, da autoria de Luís Fontes: “As fotografias de José Firmino Ribeiro suscitaram-me uma memória emocional que nunca antes quaisquer imagens fotográficas me tinham provocado, remetendo-me inconscientemente para os filmes A Vida é Bela, de Roberto Benigni e Gato Preto, Gato Branco, de Emir Kusturica.”

 

 

Entrada actualizada el el 25 mar de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones