Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Constelação Mídia

Dónde:
Paço Imperial / Praça XV Novembro, 48 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
13 jun de 2021 - 20 ago de 2021
Inauguración:
13 jun de 2021
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A mostra de Thomas Jeferson “Constelação mídia”, no Paço Imperial, apresenta suas obras mais recentes. Há alguns anos o artista começou a intervir em dispositivos tecnológicos obsoletos, recobrindo-os com ripas e fragmentos geométricos de madeiras de cores diversas, por meio da técnica artesanal milenar da marchetaria. Tal intervenção informa o conceito constelar da mostra: expor trabalhos que, embora muito diferentes, investigam poeticamente a tensão entre artesanato e máquina, surgida desde os primeiros sinais da Revolução Industrial no fim do século XVIII. Em nossa época dispositivos eletrônicos de alta tecnologia invadiram todas as esferas do cotidiano de parte significativa da humanidade – esses dispositivos reduziram, praticamente, o trabalho manual à digitação. Muitos artistas têm reagido, de forma crítica, a essa tendência, produzindo artefatos radicalmente contemporâneos sem que o domínio artesanal seja abandonado ou preterido. Esse é o caso de todos os trabalhos de Thomas expostos em “Constelação mídia”. A mostra mapeia três momentos ... de inflexão processual essenciais ao trabalho do artista. Entre 2013 e 2015 suas primeiras intervenções se concentravam em aparelhos tratados de maneira autônoma. Consistiam basicamente do revestimento de máquinas de escrever, de calcular, toca-discos, discos, bujões de gás, monitores de TV, entre outros. Em 2015, o artista passa a produzir instalações a partir do acúmulo de aparelhos de televisão idênticos, de tubo catódico, marchetados com lâminas de madeira negra e branca dispostas de modo a formar um padrão semelhante ao dos chuviscos frequentes desses antigos televisores. Ultimamente ocorreram transformações significativas em seus objetos mídia. Esses trabalhos não se restringem mais ao uso funcional para o qual foram projetados, posto que Thomas atribui aos aparelhos novas funções, estranhas à sua utilidade original. É o caso, por exemplo, de dois toca-discos cujos pratos giram articulados por um metro de madeira que os unifica e desconstrói (objeto mídia 3027); ou do limpador de para-brisas de carro que se move sobre a tela de um monitor de TV (objeto mídia 3030). No entanto, é necessário frisar que a crítica poética de Thomas não tem qualquer sentido retrógrado, já que não propõe recuo nostálgico ao período pré-industrial. Ao contrário, sua crítica incide sobre o maniqueísmo dos cultores acríticos da revolução tecnológica e não sobre as novas tecnologias propriamente ditas. Ao marchetar dispositivos tecnológicos ultrapassados Thomas Jeferson conjuga num único aparelho o que os repertórios atuais tendem a separar em artesanais e industriais. Tal conjugação supera esse cisma integrando-os em novos dispositivos poéticos. Fernando Cocchiarale

 

 

Entrada actualizada el el 10 jun de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones