Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Correio da Manhã

Dónde:
Caixa Cultural Rio de Janeiro / Avenida Almirante Barroso, 25 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
31 oct de 2018 - 23 dic de 2018
Inauguración:
31 oct de 2018
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Dividida em cinco módulos, a exposição inédita Correio da Manhã: Uma revolução de imagens nos anos 1960 apresenta uma seleção de 88 fotografias publicadas no extinto jornal carioca Correio da Manhã, um dos mais relevantes veículos da grande imprensa brasileira do século XX. As imagens, garimpadas no acervo do Arquivo Nacional, registram os principais acontecimentos da vida pública do país numa década que mudou o mundo. Na abertura da mostra, em 30 de outubro (terça-feira), às 19h, haverá visita guiada com a curadora Maria do Carmo Rainho. Protestos de estudantes, passeatas e manifestações de artistas contra a censura são amplamente noticiados em ensaios fotográfcos nos quais o texto assume um papel coadjuvante. Nas páginas dos cadernos de esportes, moda e cultura, editoriais quebravam a rigidez do padrão fgurativo que vigorou por décadas na imprensa. Para cobrir temas que iam da vida cotidiana no Rio de Janeiro à Copa do Mundo de ... 1966, passando pela emergência da minissaia, o Correio da Manhã apostava em imagens com ângulos e cortes inusitados, iluminação especial, técnica apurada e grandes ampliações. "A exposição é uma grande homenagem aos fotojornalistas brasileiros e em especial aos que atuaram no Correio da Manhã", resume Maria do Carmo Rainho, curadora da mostra. O jornal, conhecido pela qualidade e densidade dos textos, logo se destacou também pela atenção dada à fotografia. Em 1911, apenas dez anos após o aparecimento do seu primeiro número, o Correio da Manhã inovou ao utilizar recursos gráficos como o recorte e a superposição para dar mais destaque às imagens. Já sob o comando de Niomar Moniz Sodré Bittencourt, o Correio da Manhã contratou em 1964 o consagrado Erno Schneider – vencedor do Prêmio Esso de Fotografia em 1962, com a foto do presidente Jânio Quadros de pés tortos, a famosa Qual é o rumo? – para dirigir a editoria de fotografia. Com a coordenação de Erno e equipamentos modernos, incluindo máquinas com grandes teleobjetivas, a atuação dos fotógrafos foi ampliada e a equipe passou a intervir, propor e realizar matérias, por meio de ensaios fotográficos que se tornariam comuns, sobretudo no intenso ano de 1968.

 

 

Entrada actualizada el el 05 nov de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones