Exposición en Elvas, Portalegre, Portugal

Crystal Clear

Dónde:
MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas / Rua da Cadeia / Elvas, Portalegre, Portugal
Cuándo:
09 oct de 2016 - 16 abr de 2017
Inauguración:
08 oct de 2016
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
O MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas e a Coleção António Cachola apresentam Crystal Clear de Augusto Alves da Silva, uma exposição compreensiva do trabalho do artista, onde poderão ser apreciados trabalhos inéditos e séries apresentadas pela primeira vez na íntegra, e que abre com honras de exceção o programa comemorativo dos 10 anos do museu, efeméride que se assinala em julho de 2017. A exposição Crystal Clear reúne obras inéditas de Augusto Alves da Silva, e outros trabalhos anteriores, como Une si jolie famille (1992), Shelter (1999) e a série sem título apresentada em 2001 no Instituto de Medicina Legal do Porto, e mostradas pela primeira vez em simultâneo e na íntegra no MACE. Uma apresentação compreensiva e dedicada à descoberta ou ao aprofundamento do conhecimento da obra do artista, que nas últimas décadas se destacou no panorama da arte contemporânea pelo recurso à fotografia como meio de ... expressar a angústia latente nas relações humanas e as diversas formas de solidão. Os trabalhos que Augusto Alves da Silva apresenta pela primeira vez em Crystal Clear, como ¡Hola! (2016), A Vespa (2016) e Three Red Cars (2016), prosseguem a pesquisa e a exploração dos temas que são caros e recorrentes na sua obra. Solidão, ausência e violência sustentam assim a criação de novas narrativas visuais, por vezes meras propostas, por vezes sucessões de registos anacrónicos, onde "a fotografia é, agora, quase-cinema, e parece ironicamente contaminada pelo simulacro da verdade documental", como sublinha Carlos Vargas, curador da exposição. Crystal Clear inaugura no MACE no dia 8 de outubro, pelas 18h, com um encontro promovido pela Câmara Municipal de Elvas, que contará com as presenças do presidente Nuno Mocinha, do colecionador António Cachola, de Augusto Alves da Silva e o curador Carlos Vargas. A exposição estará patente ao público de 9 de outubro de 2016 a 16 de abril de 2017 e assinala a abertura do programa comemorativo dos 10 anos do MACE com uma individual dedicada a um dos artistas mais representados na Coleção António Cachola, atualmente com 36 obras do autor, entre as quais a série 3.16 (2003), onze fotografias e um texto a propósito da Cimeira das Lajes.

 

 

Entrada actualizada el el 05 oct de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones