A Galeria Leme apresenta a exposição coletiva “⦿“, com curadoria de Catarina Duncan. Direcionada por uma pesquisa em torno do uso de símbolos como ferramentas de linguagem, a mostra apresenta obras de quinze artistas para construir um campo imaginário onde símbolos se sobrepõem à palavra escrita para comunicar tanto questões políticas quanto as relações entre o ser humano, o oculto e o desconhecido.
O título da exposição “⦿” remete ao símbolo utilizado para identificar o Sol, que em muitas culturas é compreendido como o indefinível ou a manifestação do divino. Seu simbolismo é tão diversificado quanto as contradições de interpretação do Sol - fonte de luz que além de vivificar, torna as coisas perceptíveis, contendo sempre algo que não pode ser explicado pelas vias da razão. “⦿” é também um círculo e um ponto, com propriedades simbólicas de perfeição, homogeneidade e indivisibilidade, posto que não tem começo e nem fim, o...que o aproxima do conceito de tempo circular. Dessa forma, toda a expografia foi pensada a partir do “⦿”, tendo como centro a obra ‘Ovo Bomba’ (2018) do artista Cabelo. Expandindo-se a partir do ovo - símbolo primordial - para outras camadas circulares, o objetivo é ter a circulação do simbólico como uma proposta de reorganização estrutural e temporal.
Abdias Nascimento, Aline Motta, Cabelo, Camila Mota, Cristiano Lenhardt, Dan Coopey, Frederico Filippi, Ismael David, MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin, Mariana de Matos, Moisés Patrício, Mônica Ventura, Raphael Escobar, Rodrigo Bueno, Vivian Caccuri.
Entrada actualizada el el 03 oct de 2018
¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?