Descripción de la Exposición
O “Diário do busão: visitas escolares a instituições artísticas” concebe a mediação como prática documentária de viés artístico. Sua elaboração envolve a infiltração em ônibus que conduzem estudantes da rede pública do ensino a instituições de arte da cidade de São Paulo, por ocasião das visitas agendadas promovidas por seus departamentos educativos.
Dedicado às formas de atuação dos estudantes durante essas visitas, o “Diário” é contrainspirado no “diário de classe”, ferramenta normativa da rotina escolar. O repertório por ele veiculado se faz a partir do interesse por aquilo que os estudantes manifestam nos momentos de interação com as oportunidades de acesso promovidas pelas instituições.
As infiltrações nessas situações desdobram-se na formulação de “relatórios” verbo-visuais alusivos a cada visita. A modalidade de mediação aqui mobilizada opera com o registro, tradução e circulação dos índices resultantes dos encontros e desencontros desses públicos com os bens culturais difundidos pelas instituições, promovendo a visibilização das experiências vivenciadas pelos estudantes na relação com políticas de democratização do acesso.
Exposición. 08 may de 2025 - 14 sep de 2025 / MNAC - Museu Nacional d'Art de Catalunya / Barcelona, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España