Exposición en Brasília, Distrito Federal, Brasil

Do Sagrado e do Profano

Dónde:
Galeria Karla Osorio (ex-Gabinete de Arte k2o) / SMDB Conjunto 31 Lote 1B - Lago Sul / Brasília, Distrito Federal, Brasil
Cuándo:
19 jun de 2021 - 31 jul de 2021
Inauguración:
19 jun de 2021
Comisariada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Coletiva com obras de 11 artistas brasileiros: Alex Cerveny, Ana Mazzei, Élle de Bernardini, Moisés Patrício, Paulo Lobo, Regina Silveira, Renato Rios, Rodrigo Garcia Dutra, Selva de Carvalho, Verena Smit e Zé Carlos Garcia. A Galeria Karla Osorio apresenta a exposição coletiva “Do sagrado e do Profano” que estará em cartaz até 31 de julho, curadoria de Fernando Mota. A abertura será 19 de junho, sábado, entre 10h-18h, mediante agendamento via DM instagram, whatsapp ou email. Sobre a exposição A exposição coletiva Do sagrado e do Profano propõe a análise, discussão e releitura de ambos os conceitos e suas interpretações, à primeira vista dados como opostos. A partir da justaposição e da ambiguidade encontradas em elementos tanto visuais quanto teóricos nas obras dos artistas, a mostra visa provocar dúvidas e estranhamentos ao questionar os territórios pré-estabelecidos do sacro e do secular, além de sugerir um possível terreno intermediário, mutável, (extra)ordinário. Os 11 artistas ... convidados Alex Cerveny, Ana Mazzei, Élle de Bernardini, Moisés Patrício, Paulo Lobo, Regina Silveira, Renato Rios, Rodrigo Garcia Dutra, Selva de Carvalho, Verena Smit e Zé Carlos Garcia apresentam trabalhos desenvolvidos em múltiplas linguagens, mídias e formatos, nos quais o divino e o mundano se cruzam constantemente através de termos e gestos pontuais, iconografias particulares, simbolismos universais e expressões corporais. São características que envolvem desde a criação plástica de cada artista, passando pelas performances de alguns, até a participação ativa do próprio público. O que para uns diz respeito ao sagrado, para outros pode pertencer ao campo do profano. E ainda, para terceiros, ficar no limiar entre ambas as definições. A montagem da exposição também busca realçar esse conflito e ampliar o alcance de significados das obras, explorando a riqueza e o potencial de cada uma sob novas perspectivas. Sagrado: Relativo, inerente ou dedicado a Deus, a uma divindade, religião, culto ou rito; Sacro, santo; Que não se pode ou não se deve deixar de cumprir; Que, pelas suas qualidades, merece respeito profundo e veneração absoluta; Muito estimado, em que não se deve mexer ou tocar; Que não se deve infringir, inviolável; O que foi consagrado pelas cerimônias do culto; Lugar vedado a profanações, privilegiado. Profano: Avesso às coisas religiosas; Não pertencente ao meio sagrado; Não monástico, secular; Que se revela mundano; Alheio a crenças, seitas ou religião; Quem não é iniciado em certos conhecimentos. A exposição conta com o apoio e parceria das Galerias Jaqueline Martins, Luciana Brito, Portas Vilaseca e Galeria Bergamin & Gomide.

 

 

Entrada actualizada el el 08 jul de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones