Descripción de la Exposición
Em 2017, o Museu Calouste Gulbenkian promove a criação de duas instalações-intervenções na Galeria de Arte Islâmica – Coleção do Fundador, que têm como ponto de partida duas celebrações de grande significado simbólico para o mundo islâmico.
A primeira intervenção aconteceu em março, com uma instalação em torno do Noruz, momento marcante para todo o mundo persa e a Ásia Central, ao assinalar o início do Ano Novo e da primavera. Em junho terá lugar o segundo momento desta iniciativa, com uma instalação em torno do Eid al-Fitr, ritual de grande importância para todo o mundo muçulmano por marcar o fim do jejum do Ramadão.
A partir da evocação destas celebrações, Noruz e Eid al-Fitr, é encenada a apresentação de um conjunto de objetos da Coleção que, num dado contexto histórico e social, integravam estas festividades, nomeadamente os banquetes. Na exposição Eid al-Fitr, o fim do jejum, a intervenção centra-se num tapete do Cáucaso (inv. T83), envolvendo objetos predominantemente otomanos, como cerâmicas, tecidos, uma lâmpada de mesquita e um tapete de oração.
Este projeto tem a curadoria da investigadora e professora Sussan Babaie e dos alunos do Courtauld Institute of Art, Universidade de Londres, em colaboração com os curadores Clara Serra e Jorge Rodrigues, do Museu Calouste Gulbenkian.
Exposición. 21 may de 2025 - 22 sep de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España