Exposición en Recife, Pernambuco, Brasil

Escritos sobre pinturas ruins

Dónde:
Dumaresq Galería de Arte / Rua Professor Augusto Lins e Silva, 1033 / Recife, Pernambuco, Brasil
Cuándo:
17 dic de 2012 - 31 ene de 2013
Inauguración:
17 dic de 2012
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Cerrado desde el 23 de diciembre al 6 de enero de 2013.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Nos últimos nove anos Renato Valle desenvolveu projetos em pintura, fotografia, gravura, desenho e atualmente desenvolve uma pesquisa em suportes tridimensionais (esculturas e objetos) no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, este último apoiado pelo FUNCULTURA. Durante esses anos - até o início do projeto de pesquisa citado anteriormente, o desenho foi o foco principal dos trabalhos que realizou. Além disso, produziu algumas dezenas de pinturas em atelier, porém o grande envolvimento com propostas específicas como as séries Grades de Caminhões, Cristos Anônimos e DIÁLOGOS, que contaram com algum tipo de financiamento (ver anexos), fez com que muitas dessas telas fossem feitas de maneira esporádica, sem sistematização, ora surgindo como necessidade de exercitar a cor, ora por encomenda de galerias que tinham e ainda tem dificuldade em comercializar as obras que resultaram ... dos seus projetos. Exercícios e encomendas não são por si só, fatores geradores de incômodo, pois sempre estiveram intrinsecamente ligados a produção artística e a sobrevivência dos artista. Entretanto, o grau de envolvimento de Renato com uma obra ou uma série sempre foi fator decisivo para a qualidade do seu trabalho e a pressão de galeristas e arquitetos para fazer algo que estava distante dos processos desenvolvidos nas suas pesquisas, torna claro que a sua retomada da pintura deveria vir através de um projeto específico. A partir de um dano que ocorreu na última tela encomendada por uma galeria (ver escrito sobre tela em CD anexo), o artista decidiu fazer uma revisão biográfica dom seu trabalho intervindo com escritos sobre telas de vários períodos, problematizando essas questões e escrevendo sobre elas com o objetivo de observar o que o leva a não se reconhecer (total ou parcialmente) em determinados trabalhos e assumir o que ele considera ruim nos trabalhos que selecionou para refletir sobre essas questões específicas, considerando tamanho e tipo de letra, cor, teor dos textos e composição, como elementos da própria pintura, preenchendo ou a tela inteira ou determinados espaços de acordo com a problemática específica de cada obra.

 

Este projeto trata, portanto, de uma autobiografia autocrítica inovadora, pois para desenvolvê-la o artista disponibiliza essas obras ironizando parte de sua própria produção, assumindo-as como ruins e indo na contramão do mercado, o que justifica este pedido de apoio ao FUNCULTURA, o que possibilitará o desenvolvimento, conclusão e exposição da série com catálogo contendo cenas do processo de trabalho, texto autocrítico e reprodução das obras.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Renato Valle, Arrazoado

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones