Descripción de la Exposición
Serralves apresenta, a partir de 21 de março, a exposição “Espírito Manual”, de Dayana Lucas, da série “Projetos Contemporâneos”, uma plataforma dinâmica e multidisciplinar para artistas emergentes e estabelecidos cujo trabalho é particularmente relevante no movimento contemporâneo.
Formada em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Dayana Lucas (Caracas, 1987) começou por estabelecer uma estreita ligação às artes visuais através do design gráfico de catálogos de exposições e de projetos editoriais concebidos em colaboração com artistas e curadores. Em 2010 fundou, com um grupo de artistas e designers, a Oficina Arara, um laboratório de artes gráficas localizado no Porto. Equipada com impressoras de serigrafia e de outras técnicas de impressão hoje consideradas obsoletas, a Arara revitalizou a edição de autor, funcionando como uma arena para experiências artísticas experimentais e transdisciplinares. Numa tentativa de recuperar a dimensão do “feito à mão”, este laboratório tem produzido livros, revistas, cartazes e capas de discos, sempre mecanicamente e em tiragens muito limitadas. Ao mesmo tempo, a Arara é conhecida pela organização de oficinas (de serigrafia, de carimbos e de conceção de máscaras, por exemplo), visitas, encontros, exposições e “festas comissariadas” com apresentações musicais e performativas que reúnem periodicamente grande parte da comunidade artística do Porto.
A experiência de trabalho comunitário e transdisciplinar com a Oficina Arara afastou definitivamente Dayana Lucas das fronteiras disciplinares estritas do design gráfico e contribuiu para o desenvolvimento de uma prática que abrange desenho, criação de cartazes e projetos colaborativos nas áreas da curadoria, edição, conceção de oficinas e de encontros, e que em termos de processo e de abordagem concetual se tem vindo progressivamente a aproximar das artes visuais.
Nos últimos anos, Lucas tem-se dedicado à prática regular do desenho. Este seu exercício diário é por um lado minimalista, já que vive de simples traços que no seu conjunto compõem uma espécie de alfabeto ilegível, e por outro lado excessivo e compulsivo. A artista apresentou já alguns projetos relacionados com este meio artístico, mas a exposição “Espírito Manual”, em Serralves, será a sua primeira exposição individual numa instituição museológica.
Para a Galeria Contemporânea de Serralves, Dayana Lucas propõe fazer o desenho sair do papel, ganhar corpo. Através de esculturas que o materializam, a artista faz o desenho interagir com o espaço e com a perceção dos visitantes, tirando partido da sua deslocação no espaço para a criação de movimento. A exposição inclui ainda um vídeo feito em colaboração com Mónica Baptista e com som de Jonathan Uliel Saldanha.
“Espírito Manual” é uma exposição organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves e comissariada por Ricardo Nicolau, adjunto do diretor do Museu.
Premio. 01 abr de 2025 - 18 may de 2025 / Bilbao, Vizcaya, España
Exposición. 14 may de 2025 - 08 sep de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España