Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Eu fui o que tu és, e tu serás o que eu sou

Dónde:
Paço das Artes [ESPACIO CERRADO] / Av. da Universidade, 1 - Vila Universitaria / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
04 oct de 2012 - 02 dic de 2012
Inauguración:
04 oct de 2012
Comisariada por:
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Artistas: Albano Afonso, Bill Viola, Brigida Baltar, Bruno Kurru, Caetano Dias, Charly Nijensohn, Daré, Evandro Machado, José Rufino, Karina Zen, Marina Abramovic, Odires Mlászho, Oscar Muñoz, Tamara Andrade, Vasco Araújo y Vitor Mizael.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Eu fui o que tu és e tu serás o que eu sou tem por interesse aproximar parte da produção artística contemporânea com o Renascimento florentino, enunciando precisamente a noção de finitude do corpo presente no registro inferior do afresco La Trinità (1425-26), de Masaccio, de onde foi extraído o título da exposição. Ainda que o humanismo renascentista tenha sido uma empresa periférica por conta do teocentrismo dissimulado que, governado pelo clero, determinava parte considerável da produção simbólica, a representação do corpo, os preceitos da arquitetura de Filippo Brunelleschi e a frase em latim na obra de Masaccio permanece uma tentativa de emergir o pensamento antropocentrista que mobilizava artistas e pensadores a resgatar valores ... do mundo antigo. Em meio a uma cena iconográfica tradicional, um morto-vivo se dirige ao humano que o vê, deixando claro com sua afirmação 'e tu serás o que eu sou', que ele também é visto. Percebida como um organismo vivo, a morte deixa de ser o instante derradeiro em que a possível danação, em consequência ao Julgamento Final veiculado durante a Idade Média, encaminha o sujeito ao inferno eterno. Sendo ritmada pela passagem do tempo, ela passa a ser percebida no mundo contemporâneo como parte da vida e não seu fim inextricável. É a morte diária anunciada por Sêneca a Lucilius em sua primeira carta: 'qual é o homem que compreende que ele morre a cada dia?'

 

Neste quadro, a iconologia - apresentada em 1912 pelo historiador da arte Aby Warburg - é o exercício capaz de avaliar, em diferentes períodos da história e horizontes biopolíticos, a maneira pela qual os artistas se aproximam da representação da morte. Tencionando a dialética do memento mori - tabu no mundo contemporâneo -, em muitos casos os artistas lidam com a experiência de finitude, travando diálogo consigo mesmos. É o eu-histórico falando ao eu-psíquico e vice-versa. Daí a parcela significativa de autorretratos na exposição. Fazendo alusão à transformação do corpo, alguns artistas o associam a uma imagem impessoal: matéria orgânica, espelho, molde, vestimenta, vísceras. Trata-se de antecipar a imagem de post mortem e, como linguagem poética, torná-la uma linha de fuga capaz de desvirtuar a melancolia na qual está calcada, em grande parte, nossa relação com a vulnerabilidade do eu.

 

A genealogia, o náufrago, a instituição do poder e a figura do inquisitivo tornam visível a relação dos artistas com a história, abordando-a como a sucessão de eventos fragmentados que registram a incompletude do sujeito. Há também no nefasto, e no relativismo em torno das etapas da vida presentes em algumas obras, a sensação de que a impermanência e desaparecimento do eu não estão necessariamente relacionados ao tempo ou à morte fisiológica. Apesar do vasto campo compactuado pelos artistas, é fato que, à primeira vista, o título da exposição pode ecoar o tom catequético presente na obra que até hoje é conservada na igreja Santa Maria Novella, em Florência. Contrária a essa leitura rápida, a aproximação de tempos díspares e a ressignificação de um cânone da história da arte por artistas contemporâneos suscitam antes a necessidade do confronto entre o presente e a história, sobretudo no que tange à apreensão de questões ontológicas.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Eu fui o que tu és, e tu serás o que eu sou

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Exposición
03 may de 2024 - 02 jun de 2024

Uribitarte40 / Bilbao, Vizcaya, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones