Exposición en São João da Madeira, Aveiro, Portugal

Feixe de Luz: Escultura Projetada, Cinema Exposto

Dónde:
Centro de Arte Oliva / Rua da Fundição, 240 / São João da Madeira, Aveiro, Portugal
Cuándo:
22 oct de 2022 - 19 feb de 2023
Inauguración:
22 oct de 2022
Comisariada por:
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Etiquetas:
Documentos relacionados:
Descripción de la Exposición
Em 1923, com a ajuda de Man Ray, Constantin Brancusi começou a filmar as suas esculturas. Ao longo de quinze anos realizou uma série de pequenos filmes entre os quais se podem ver algumas obras seminais da escultura moderna — Leda, Princesse X, L’oiseau dans l’espace, as colunas infinitas —, encenadas no espaço, a ganharem movimento e a serem alvo de uma transfiguração criada pela manipulação da incidência de luz. Nestes filmes vemos também Brancusi a trabalhar, o atelier a ser utilizado como espaço performativo, tomado por bailarinas e artistas, e testemunhamos a construção de projetos escultóricos de maior envergadura, como a Coluna Infinita implantada em Târgu Jiu, Roménia, em 1938. Com estes filmes, Brancusi deixou o cinema entrar na escultura iniciando um processo recíproco de profunda transformação, que se desdobrou e complexificou ao longo do século XX até aos dias de hoje. Dedicada às relações formais e conceptuais entre o ... cinema e a escultura, "Feixe de Luz: Escultura Projetada, Cinema Exposto" desvenda um século de diálogo entre as duas artes: o filme como documento que se converte em obra, o filme como possibilidade de encenação e performatividade da escultura, o filme como a possibilidade de síntese de opostos (material/imaterial; sombra/luz; volume/projeção; efémero/perpétuo), mas também a escultura como dispositivo produtor de imagens, são dimensões que percorrem a exposição através de obras de Constantin Brancusi, Mary Ellen Bute, Hollis Frampton, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, Nancy Holt, Mark Leckey, Babette Mangolte, Lis Rhodes, Susanne Themlitz, Fischli & Weiss e Francisco Tropa. A exposição é possível pela generosa colaboração de museus e instituições de referência que cederam obras para a exposição, nomeadamente Cabinet London (UK), Center for Visual Music (USA), centre Georges Pompidou (FR), Centre National de La Dance (FR), Electronic Arts Intermix (USA), Film Makers Coop (USA), Frenetic Films (CH), Museu de Arte Contemporânea de Serralves (PT), Museo Reina Sofia (ES), LUX (UK).

 

 

Entrada actualizada el el 07 feb de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones