Rosemarie Trockel não é recetiva às bitolas da retrospetiva. Apesar de ter construído um corpo de trabalho considerável ao longo dos últimos trinta anos, ainda não foi feita uma resenha da sua obra. A explicação mais plausível para essa situação é a de que Trockel se tem afastado intencionalmente do processo de registo académico/histórico, um afastamento inteiramente em consonância com a afirmação da artista de que sempre sentiu 'interesse pela contradição e pela incoerência internas'. Tal posição contraria a coerência, as conexões e os desenvolvimentos internos à obra aferidos pela retrospetiva, cuja tendência é a de desvendar a obra de um artista de forma coerente e cronológica.
Na verdade, a ideia de uma exposição retrospetiva abrangente é incompatível com a propensão de Trockel para a 'incompletude', para a 'opacidade' e para uma linguagem e uma prática estéticas não sistemáticas e abertas. O método
... de trabalho metafórico e associativo está na base da linguagem visual poética que a artista perfilha. A sua grande liberdade de escolha - de ideias, de meios e de materiais - é inseparável de uma orientação programada que associa um estímulo feminista e antiautoritário ao desmantelamento e à sabotagem iconoclasta de regras e categorias, bem como de formas de agir e de pensar adquiridas e interiorizadas. A focalização feminista de Trockel tende a subverter a ideia da natureza transparente, racional e una da realidade, a que ela opõe opacidade, ineficácia, erro, desordem, desorganização, obscuridade e complexidade.
O caráter pouco convencional da sua interpretação da prática artística tornar-se-á evidente para quem quer que tenha em conta a categorização rigorosamente metódica que ela própria estabeleceu. Trockel organizou Flagrante Deleite de acordo com o medium usado - esculturas, colagens, cerâmicas e têxteis (pinturas em lã) -, impondo uma sucessão que parece obedecer a uma das divisões mais tradicionais e convencionais da história de arte, ou seja, a categoria. Porém, o que inicialmente parece ser uma abordagem rigorosamente categorial torna-se, após um escrutínio mais atento da presente exposição, um inventário extremamente diverso e liberto das possibilidades e limitações de um medium; na realidade, mesmo a mais ténue impressão de categorização é frustrada a cada passo. Os universos imaginários e conceptuais extremamente abrangentes, heterogéneos e conflituantes (ou assim entendidos) povoados pelas suas obras são o que atrai a atenção do observador quando este examina a exposição como um todo. As exposições são um elo, um gesto em direção ao possível desenvolvimento de novas relações. E, numa ótica semelhante, é também assim que esta exposição retrospetiva pode e deve ser interpretada.
Entrada actualizada el el 26 may de 2016
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