Exposición en Lisboa, Portugal

Flagrant Delight

Dónde:
Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest - Lisboa / Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos - Rua Arco do Cego, Piso 1 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
13 oct de 2012 - 06 ene de 2013
Inauguración:
13 oct de 2012
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Rosemarie Trockel não é recetiva às bitolas da retrospetiva. Apesar de ter construído um corpo de trabalho considerável ao longo dos últimos trinta anos, ainda não foi feita uma resenha da sua obra. A explicação mais plausível para essa situação é a de que Trockel se tem afastado intencionalmente do processo de registo académico/histórico, um afastamento inteiramente em consonância com a afirmação da artista de que sempre sentiu 'interesse pela contradição e pela incoerência internas'. Tal posição contraria a coerência, as conexões e os desenvolvimentos internos à obra aferidos pela retrospetiva, cuja tendência é a de desvendar a obra de um artista de forma coerente e cronológica.

 

Na verdade, a ideia de uma exposição retrospetiva abrangente é incompatível com a propensão de Trockel para a 'incompletude', para a 'opacidade' e para uma linguagem e uma prática estéticas não sistemáticas e abertas. O método ... de trabalho metafórico e associativo está na base da linguagem visual poética que a artista perfilha. A sua grande liberdade de escolha - de ideias, de meios e de materiais - é inseparável de uma orientação programada que associa um estímulo feminista e antiautoritário ao desmantelamento e à sabotagem iconoclasta de regras e categorias, bem como de formas de agir e de pensar adquiridas e interiorizadas. A focalização feminista de Trockel tende a subverter a ideia da natureza transparente, racional e una da realidade, a que ela opõe opacidade, ineficácia, erro, desordem, desorganização, obscuridade e complexidade.

 

O caráter pouco convencional da sua interpretação da prática artística tornar-se-á evidente para quem quer que tenha em conta a categorização rigorosamente metódica que ela própria estabeleceu. Trockel organizou Flagrante Deleite de acordo com o medium usado - esculturas, colagens, cerâmicas e têxteis (pinturas em lã) -, impondo uma sucessão que parece obedecer a uma das divisões mais tradicionais e convencionais da história de arte, ou seja, a categoria. Porém, o que inicialmente parece ser uma abordagem rigorosamente categorial torna-se, após um escrutínio mais atento da presente exposição, um inventário extremamente diverso e liberto das possibilidades e limitações de um medium; na realidade, mesmo a mais ténue impressão de categorização é frustrada a cada passo. Os universos imaginários e conceptuais extremamente abrangentes, heterogéneos e conflituantes (ou assim entendidos) povoados pelas suas obras são o que atrai a atenção do observador quando este examina a exposição como um todo. As exposições são um elo, um gesto em direção ao possível desenvolvimento de novas relações. E, numa ótica semelhante, é também assim que esta exposição retrospetiva pode e deve ser interpretada.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Rosemarie Trockel

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Exposición
11 may de 2024 - 27 oct de 2024

Hauser & Wirth Menorca / Baleares, España

Formación
29 may de 2024 - 02 jun de 2024

Auditorio 200 - Edificio Nouvel - Museo Reina Sofia / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones