Descripción de la Exposición
Entre 2015 e 2017, Pedro Medeiros viveu em Kyoto. Desde o início, mais do que fotografar no Japão, ou constituir um arquivo de imagens dessa experiência, o objetivo assumido pelo fotógrafo foi o de produzir uma obra fotográfica, estabelecendo o preto e branco como linguagem estética.
“Sem comprometer a importância da sequenciação das imagens e a vertigem da velocidade convocada pelo Japão contemporâneo, que é apresentado sem tabus e sem impedimentos nem obstáculos, encontramos também um olhar profundo, demorado, que se detém com precisão sobre temas tão complexos como a memória e o lugar dos contextos patrimoniais, a solidão humana e as transformações provocadas pela tecnologia, num estilo de registo que adquire uma outra dimensão, centrando-se sobre o Japão milenar e os seus rituais quotidianos mais simbólicos.
Nestas fotografias vamos ao encontro de um diálogo entre espaço e tempo por vezes sobrepostos na mesma imagem, uma percepção que nos alerta que o passado e o presente continuam por ali aparentemente contra a corrente do tempo, mas não será também essa uma das seduções mais tentadoras do Japão? (…).”
Filipe Ribeiro (curador)
Exposición. Desde 06 abr de 2019 / Centro Português de Fotografia (CPF) - Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto / Oporto, Porto, Portugal
Exposición. 30 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Varios espacios de Madrid y otras ciudades españolas / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España