Exposición en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Iberê Camargo: Vivo como as árvores, de pé

Dónde:
Fundação Iberê Camargo / Av. Padre Cacique, 2000 / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Cuándo:
04 nov de 2023 - 18 feb de 2024
Inauguración:
04 nov de 2023
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Embora Iberê Camargo seja mais conhecido por sua expressividade pictórica, ele também tinha uma forte relação com o meio ambiente. Sua conexão era profunda e, muitas vezes, se refletia em seu trabalho, como atestam seus primeiros traços infantis, que trazem uma percepção íntima da natureza como um refúgio e fonte de inspiração. Iberê possuía uma ligação indissolúvel com a paisagem de sua terra natal, o Rio Grande do Sul. Ao longo de sua carreira, retratou paisagens, tanto rurais quanto urbanas, com uma sensibilidade peculiar. Dizia trazer dentro de si todos os crepúsculos, tanto o morrer do sol como o despertar da luz. Mostrou-se um defensor fervoroso da preservação da natureza e do desenvolvimento de uma “consciência ecológica”. Embora não se definisse como um ativista, grande parte de sua arte possui cunho político e aborda questões intrínsecas à relação entre o ser humano e a natureza. Através da escrita, o artista criticou o ... descuido com o meio ambiente, a exploração e apropriação de recursos naturais, além da relação entre o progresso tecnológico e as consequências ambientais de tais avanços quando geridos de forma irresponsável. Assim, o recorte que apresentamos traz um aspecto fascinante da personalidade e da obra de Iberê Camargo a partir do acervo da Fundação, além de três guaches da série Ecológica (Agrotóxicos), gentilmente cedidos por colecionadores. Inclui, ainda, uma série de falas do artista que mantém vivo o seu pensamento. Com frequência, suas metáforas invocam imagens da natureza e são um convite para olharmos mais de perto para o mundo finito que habitamos e para as conexões que mantemos com ele. Afinal, como dizia Iberê, “vivemos num universo que é o resto de uma grande fogueira e as estrelas são suas últimas brasas.” Thiago Martins de Melo e Gustavo Possamai Curadores

 

 

Entrada actualizada el el 28 nov de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones