Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

(in)corporatura

Dónde:
Mônica Filgueiras Galeria de Arte / Rua Bela Cintra, 1.533, Jardins / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
26 oct de 2016 - 09 dic de 2016
Inauguración:
25 oct de 2016 / 19:00
Descripción de la Exposición
Artistas: Alan Oju, Ana Guimarães, Branca de Oliveira, Clarisse Tzirulnik – Gle, Claudia Campolina, Eva Castiel, Fernanda Boutros, Fernando Saiki, Karina Takiguti, Heloisa Etelvina, Mariana Parzewski, Maria Helena Cabral, Marilu Beer, Maurizio Mancioli, Pedro Perez Machado e Vera Souto. Embora tão diversos em aparência, material, formato, meio, linguagem, tecnologia, metodologia, tema, enfim, naquilo tudo que compõe uma obra poética, uma qualidade comum transborda dos trabalhos daqueles que se alinham ao Atelier Paulista. Trata-se da expressão incorporada de matérias diversas que o sentir alcança num lance, mas que se cria por fases. São paisagens, de todo tipo, figurativas, conceituais, abstratas, icônicas, indiciais – misturas heterogêneas individuadas e individuantes. Os trabalhos formam um conjunto, não pronto e acabado, mas em constituição, como o são todos os corpos, seja humano, da terra, social ou de ideias; em composição, decomposição, ou cristalização; pulsante, debilitante, ou em recuperação; opaco, translúcido, ou luminoso; real ou falso. É um ... composto que se apresenta em corpo múltiplo, híbrido, polifônico e aberto; que cresceu se espalhando, ocupando o espaço, se metabolizando e se autoproduzindo no ato mesmo de se expor. Exposição-Invasão. Até agora, ele é agenciamento de partes se integrando… Era um, que virou quatro, depois doze, em seguida treze, quatorze e, no momento, dezesseis nomes próprios. Singularidades compostas. São muitos afetos, dores, alegrias, raivas, mas nenhuma tristeza. Tudo num processo em que a menor parte já é imensa e que o fim é só uma vírgula… (in) corporatura E quando a arte não nos diz mais nada? E quando falar em arte se torna quase um absurdo? Nesses momentos em que a arte e seu conceito são abandonados ou se tornam irritantes no campo do senso comum, refaz-se o seu desafio constitutivo: dizer aquilo que não se deve dizer e, por isso mesmo, é preciso dizer, enquanto, ao mesmo tempo, não se trata de modo algum de algo que apenas se diz. Assim como o conceito de política, assim como o conceito de ética, a arte só existe quando ultrapassa sua teoria, quando rasga cortinas e quebra vidraças, máscaras e faces, quando perfura o aço das pré-concepções. Quando seu dizer é fazer, ou melhor ainda, quando seu fazer é concretizar-se na forma que lhe concerne, a de um aparecer (…). (…) A obra é só pra fazer lembrar, podemos dizer com a inocência dos que se perderam no meio do caminho, que estamos em nós mesmos quando estamos na arte e esse é o encontro único que nos devolve à nós mesmos na forma de um corpo in-quieto, in-corporado, o corpo da in-corporatura.

 

 

Entrada actualizada el el 02 dic de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones