Walter Goldfarb, Conversa Entre um Marrano e um Judeu Errante
Evento finalizado
09
oct 2013
23
nov 2013

Compártelo en redes

Cuándo: 09 oct de 2013 - 23 nov de 2013
Inauguración: 09 oct de 2013
Dónde: Graphos:Brasil / Rua Siqueira Campos, 143 Sobrelojas 01/02 / Rio de Janeiro, Brasil
Organizada por: Graphos:Brasil
Artistas participantes: Walter Goldfarb
Publicada el 03 jun de 2014      Vista 69 veces

Descripción de la Exposición

Em cartaz até o dia 23 de novembro, a exposição Inquisição dos Absurdos reúne cerca 30 obras do artista Walter Goldfarb. Reconhecido pela escala monumental de suas pinturas, Goldfarb possui obras no Museu Nacional de Belas Artes e Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, Museum of Latin American Art, em Long Beach, Miami Art Museum, Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Lisboa, Fondazione Golinelli, em Bolonha, entre outros. Também será apresenta pela primeira vez uma série de esculturas que, em contraposição aos grandes formatos das pinturas, são extremamente delicadas. No conjunto de trabalhos o artista aprofunda questões sobre sua herança judaica - a mãe sobrevivente dos campos de concentração e o pai violinista - criando uma relação entre sua biografia, o legado da cultura semita e a história da arte, conferindo a sua obra aspectos inusitados e de caráter visual impar.

 

Inquisição dos Absurdos traz obras criadas com bordados em richelieu e gobelin - com fios de algodão retirados da própria lona suporte da pintura, seda e lã, crochês e brocados - mesclados com pedras preciosas como rubis, diamantes e pérolas, crucifixos de madeira e prata, cristais Lalique e Baccarat, renda francesa, objetos em ouro e safira oriental. As esculturas são protegidas por redomas de vidro sopradas e montadas artesanalmente sobre cilindros de mármores esculpidos à mão. Os trabalhos têm títulos longos, repletos de ironias e questionamentos, com significados múltiplos e foram produzidos com materiais que aguçam o campo simbólico ao mexer com as representações, hierarquias, valores morais e éticos, sexualidade, religião e política.

 

Grandiosas, as pinturas encontraram espaço ideal nos 4 metros de pé direito da Graphos:Brasil, tornando a exposição um labirinto delirante e atraente. As esculturas, por sua vez, são apresentadas sobre bancos de madeira retirados do ateliê de Goldfarb. 'Quero provocar o espectador a mergulhar em pinturas como 'Inquisição e paixão no Teatro Lisérgico', que mescla a arquitetura neoclássica dos Palácios de Alhambra, do Parque Lage e Ópera de Paris e 'O Messias ardente atrás do Espelho', presa a bastidores de madeira da Torah, livro sagrado da religião judaica, trazendo imagens do inferno de Jerônimo Bosch, realizado com centenas de bastões de carvão raspados sobre a lona crua. 'Inquisição dos Absurdos' é um bricolage onde artista, indivíduo, a história da arte e do ocidente e mitologia juntam-se para formar uma obra única, uma 'obra total' minuciosamente pensada para o espaço arquitetônico da Graphos e a circulação dos visitantes', explica o artista.

 

Goldfarb também está preparando, para 2015, o livro Diário de um Artista, com uma seleção das obras produzidas em seus quase 20 anos de carreira. O critico de arte PH idealizou a publicação dando a ela um caráter de diário, baseado em cada um dos encontros que vem tendo com o artista nos últimos anos.

 

Actualizado

el 26 may de 2016

Descubre más obras en ARTEINFORMADO

{{ artwork.title | limitTo:16 }}, {{ artwork.year }}
{{ artwork.artistName | limitTo:28 }}
Compártelo en redes
06 jun - 25 sep
Concurso en Logroño, La Rioja, España
ArtCity

Descárgate ArtCity, la app que te dice que exposiciones tienes cerca.

Más información

¡Suscríbase y reciba regularmente nuestro Boletín de Noticias del Mercado del Arte!

Suscribirme
volver arriba