Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Inquisição dos Absurdos

Dónde:
Graphos:Brasil / Rua Siqueira Campos, 143 Sobrelojas 01/02 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
09 oct de 2013 - 23 nov de 2013
Inauguración:
09 oct de 2013
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Em cartaz até o dia 23 de novembro, a exposição Inquisição dos Absurdos reúne cerca 30 obras do artista Walter Goldfarb. Reconhecido pela escala monumental de suas pinturas, Goldfarb possui obras no Museu Nacional de Belas Artes e Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, Museum of Latin American Art, em Long Beach, Miami Art Museum, Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Lisboa, Fondazione Golinelli, em Bolonha, entre outros. Também será apresenta pela primeira vez uma série de esculturas que, em contraposição aos grandes formatos das pinturas, são extremamente delicadas. No conjunto de trabalhos o artista aprofunda questões sobre sua herança judaica - a mãe sobrevivente dos campos de concentração e o pai violinista - criando uma relação entre sua biografia, o legado da cultura semita e a história da arte, conferindo a sua obra aspectos inusitados e de caráter visual impar.

 

Inquisição dos Absurdos traz obras criadas com bordados em richelieu e gobelin - com fios de algodão retirados da própria lona suporte da pintura, seda e lã, crochês e brocados - mesclados com pedras preciosas como rubis, diamantes e pérolas, crucifixos de madeira e prata, cristais Lalique e Baccarat, renda francesa, objetos em ouro e safira oriental. As esculturas são protegidas por redomas de vidro sopradas e montadas artesanalmente sobre cilindros de mármores esculpidos à mão. Os trabalhos têm títulos longos, repletos de ironias e questionamentos, com significados múltiplos e foram produzidos com materiais que aguçam o campo simbólico ao mexer com as representações, hierarquias, valores morais e éticos, sexualidade, religião e política.

 

Grandiosas, as pinturas encontraram espaço ideal nos 4 metros de pé direito da Graphos:Brasil, tornando a exposição um labirinto delirante e atraente. As esculturas, por sua vez, são apresentadas sobre bancos de madeira retirados do ateliê de Goldfarb. 'Quero provocar o espectador a mergulhar em pinturas como 'Inquisição e paixão no Teatro Lisérgico', que mescla a arquitetura neoclássica dos Palácios de Alhambra, do Parque Lage e Ópera de Paris e 'O Messias ardente atrás do Espelho', presa a bastidores de madeira da Torah, livro sagrado da religião judaica, trazendo imagens do inferno de Jerônimo Bosch, realizado com centenas de bastões de carvão raspados sobre a lona crua. 'Inquisição dos Absurdos' é um bricolage onde artista, indivíduo, a história da arte e do ocidente e mitologia juntam-se para formar uma obra única, uma 'obra total' minuciosamente pensada para o espaço arquitetônico da Graphos e a circulação dos visitantes', explica o artista.

 

Goldfarb também está preparando, para 2015, o livro Diário de um Artista, com uma seleção das obras produzidas em seus quase 20 anos de carreira. O critico de arte PH idealizou a publicação dando a ela um caráter de diário, baseado em cada um dos encontros que vem tendo com o artista nos últimos anos.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Walter Goldfarb, Conversa Entre um Marrano e um Judeu Errante

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones