Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Irmãos de barco

Dónde:
Galeria Leme / Av. Valdemar Ferreira, 130 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
29 may de 2021 - 23 jul de 2021
Inauguración:
29 may de 2021
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Texto curatorial: Moacir dos Anjos A Galeria Leme tem o prazer de apresentar "Irmãos de barco", a primeira exposição individual do artista Tiago Sant’Ana em seu espaço, com abertura dia 29 de maio. A mostra tem como ponto central o universo das navegações e as aproximações dos fluxos marítimos com a diáspora africana para o Brasil. Os barcos - meios de transporte tradicionais, mas também máquinas que contribuíram com os processos de violência colonial - são a imagem principal investigada pelo artista. É a partir de uma figura híbrida do barco como um meio de transporte e como um local que, forçadamente, muitas identidades foram friccionadas e forjadas que a exposição mergulha, através de diferentes suportes - como esculturas, fotografias e pinturas - estampa na mostra barcos que são comandados por marinheiros negros, que tomam em suas mãos os lemes da história e propõem uma outra maneira de navegar os oceanos: não mais ... com as ondas que levaram, no passado, à sina do cativeiro, mas sim entendendo o mar como uma zona de fuga para águas de liberdade. O título da exposição imagina e ficcionaliza a criação de uma grande família mediada pelo balanço do mar em travessias forçadas e também remete ao fato de nas religiões afro-brasileiras se dizerem "irmãos de barco" aquelas pessoas iniciadas ao mesmo tempo, ou seja, passando pelo mesmo processo de renascimento dentro da religião juntas. Em obras como "O barco de açúcar", Sant'Ana se utiliza da escultura e da fotografia para sintetizar o conceito central da mostra, explorando três símbolos caros dentro da sua poética: a embarcação, o corpo e o açúcar - material recorrente na obra do artista e um dos principais produtos explorados no Brasil-colônia. A mostra programada para exibição de 29 de maio a 23 de julho de 2021. Agendamento de visitas ocorre de acordo com o plano SP da Pandemia. Sobre o artista: Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil, 1990. Vive e trabalha em Salvador, Bahia, Brasil. Tiago Sant'Ana é artista visual e doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Seus trabalhos imergem nas tensões e representações das identidades afro-brasileiras, entendendo as dinâmicas que envolvem a produção da História e da memória. Foi laureado com o Soros Arts Fellowship (2020), vencedor do Prêmio Foco ArtRio (2019) e um dos indicados ao Prêmio Pipa (2018). Entre suas exposições recentes estão “Rua!” (2020) e “O Rio dos Navegantes” (2019), no Museu de Arte do Rio, “Histórias afro-atlânticas” (2018), no MASP e Instituto Tomie Ohtake, “Axé Bahia: The power of art in an afro-brazilian metropolis” (2017), no The Fowler Museum, “Negros indícios” (2017), na Caixa Cultural São Paulo e “Reply All” (2016), na Grosvenor Gallery UK. Suas obras fazem parte de acervos como o da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte do Rio e Museu de Arte Moderna da Bahia.

 

 

Entrada actualizada el el 27 abr de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones