Enseña tus OBRAS en ARTEINFORMADO. ¡Cada día, más personas las miran!
Jaqueline Vojta, Dois Tempos, 2012
Evento finalizado
25
abr 2012
25
may 2012

Compártelo

Cuándo: 25 abr de 2012 - 25 may de 2012
Inauguración: 25 abr de 2012
Dónde: Mercedes Viegas Arte Contemporânea / Rua João Borges, 86, Gávea / Rio de Janeiro, Brasil
Organizada por: Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Artistas participantes: Jaqueline Vojta
Etiquetas:
Publicada el 03 jun de 2014      Vista 99 veces

Descripción de la Exposición

A mostra reúne seis pinturas inéditas, em grandes formatos; são colagens de tecidos com tinta acrílica e costuras em arame sobre telas.

 

Sua pintura encontra-se em desenvolvimento num processo construtivo no qual desaparece completamente a tradicional rigidez das imagens geométricas associadas a esse método.

 

Segundo Jaqueline, seu método é baseado em sua memória familiar. Seu pai era dono de uma fábrica de tecidos com a qual a família era muito envolvida. Sua forma de trabalho consiste em encharcar pedaços de panos que sobraram do espólio da antiga tecelagem, com tinta de cores variadas. Molhados, estes pedaços de pano transformam-se em unidades pictóricas e são postos para secar no ateliê, ou diretamente sobre as telas, formando assim uma colagem. Os tecidos adquirem tons variados de uma mesma cor e ficam ligeiramente enrugados, retorcidos, como tudo o que fica enxuto depois de ser alagado. Em seguida, os retalhos são costurados. No lugar da linha, pedaços de arame que entram no tecido como se fossem uma agulha de crochê. Esses fragmentos buscam-se uns aos outros de modo que um mundo novo possa existir.

 

Nascida no Rio de Janeiro em 1966, Jaqueline Vojta concluiu o curso de economia na PUC-Rio em 1988. Estudou na Escola de artes Visuais do Parque Lage (EAV) em 1998.

 

Expôs no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e Paço das Artes, em São Paulo. Entre os anos 2001 e 2006, morou em Nova York, onde concluiu o Mestrado em História da Arte no Hunter College - City University of New York em 2004 e trabalhou no MoMA-PS1 Contemporary Art Center. Nesse período, participou das coletivas Art Link - International Young Art e P(ART)ies em Nova York e da mostra Posição 2004 na EAV, Rio de Janeiro.

 

De volta ao Brasil, apresentou a individual Tramas, no Centro Cultural da Justiça Federal, em 2007. Participou da exposição Trilhas do Desejo - Rumos Itaú Cultural, em 2009/2010. Apresentou exposição individual no Largo das Artes, Rio de Janeiro, em 2010. Participou da coletiva 'Fronteiriços' na Galeria Emma Thomas, São Paulo, em 2011.

 

Actualizado

el 26 may de 2016

Contactar

¿Quieres contactar con el gestor de la ficha?