Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Jorge Emmanuel (+10)

Dónde:
Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio de Janeiro / Av Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
12 nov de 2011 - 15 ene de 2012
Inauguración:
12 nov de 2011
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

A exposição (+10) conta com três obras inéditas do artista Jorge Emmanuel, feitas especialmente para o foyer do MAM. Com curadoria de Luiz Camillo Osorio, serão apresentadas a instalação '(+9)', o objeto luminoso '(+1)' e a ocupação espacial sonora 'Salto', em colaboração com o artista Bruno Jacomino.

 

'O Foyer, pelas características híbridas - lugar de passagem, circulação, sala entre a rua e o museu - suscita certa transdisciplinariedade, deslocamento de campos artísticos. Este espaço tem servido tanto para mostrar trabalhos de artistas em inicio de carreira, quanto para mostrar trabalhos recentes de artistas com carreira desenvolvida, sob a forma de instalações específicas, como é o caso do artista Jorge Emmanuel', afirma curadoria do MAM Rio.

 

Os trabalhos fazem parte de uma pesquisa que Jorge Emmanuel vem desenvolvendo desde 2000, em que trabalha a partir de imagens de rostos. Há dois anos, o artista ... encontrou em uma reportagem de jornal rostos de pessoas que perderam a vida, de modo sumário, pela polícia do Rio de Janeiro. 'Estes retratos me chamaram muita atenção e resolvi e resolvi agora desarquivar as imagens com os trabalhos que preparei para o museu,' conta o artista.

 

A partir disso, Jorge Emmanuel criou a instalação (+9), que ele denomina como sendo 'um grande relevo espacial de madeira, de contornos irregulares, que chegam à 6m x 3m em seus pontos extremos'. O relevo espacial suspenso, que ficará preso ao teto do museu, é composto por 15 paletes - estrados usados para transporte de carga - pesando aproximadamente 250 quilos, onde em seu interior é possível ver impressões em ploters, em preto e branco, de rostos 'sem vida', de nove mortos pela polícia. As imagens têm dimensões variáveis, que vão de 1m20 x 1m a 30cm x 30cm. 'É como se fosse um relicário, um muro de lamentações, pois são imagens agrupadas de pessoas que já se foram', diz o artista. Entre as frestas de madeira e as imagens, há uma luz negra que, ao incidir sobre o branco da imagem, 'gera a desmaterialização das fotografias em imagens de aura azul, quase uma projeção cinematográfica'.

 

Esta é a primeira vez que o artista utiliza esses estrados de madeira em um trabalho. 'O material tem uma precariedade e uma construção plástica forte, o que cria um diálogo muito íntimo com as imagens', afirma.

 

Jorge Emmanuel também apresentará o trabalho (+1), com a imagem de um rosto adesivado em tiras sobre sete lâmpadas fluorescentes acesas.

 

Próximo à escada do foyer, estará a obra 'Salto', que o artista chama de uma 'ocupação espacial sonora', feita em colaboração com o artista Bruno Jacomino, na qual são emitidos sons de passos e grilos. 'É o preenchimento sonoro deste espaço plástico imaginário'.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones