Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Josep Ferrando Architecture - Materia & Luz

Dónde:
Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio de Janeiro / Av Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
05 ene de 2016 - 21 feb de 2016
Inauguración:
05 ene de 2016
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Na essência do projeto de arquitetura ou no trabalho construído reside uma inerente dualidade: o lugar e o arquiteto. O lugar sempre se impõe, e arquitetos adaptam nosso método, nosso olhar. Uma interpretação pessoal que prevalecerá durante o processo. A dualidade entre o estado de realidade imóvel - o contexto e o território -, e nossa interpretação destes é combinada no projeto e, finalmente, é percebida na obra construída. O trabalho arquitetônico como uma combinação entre matéria e luz. O volume - matéria - no que concerne um objeto inanimado: silêncio e imóvel. E luz - espaço indefinido -, como um vazio definido pela matéria: vivo, móvel, dinâmico. Para alcançar esta simbiose entre matéria e luz, entre definição de espaço e o espaço habitável, o arquiteto trabalha em um lugar com um contexto, um lugar que se impõe e que não pode ser ignorado e que precisa ser endereçado. Este processo arquitetônico é gerenciado ... por diversos tipos de documentos. Uma linguagem é gerada pelo arquiteto - pessoal e específica - a partir deste lugar. Este, além de ser utilizado pelo arquiteto para construir, é a origem de uma história que, em alguns casos, atingirá seu objetivo final: se tornar um espaço habitado por pessoas e que abriga novas histórias. Como arquiteto, eu vivo em uma dualidade entre o ofício e a educação; entre a prática e o método. O processo alimenta o objetivo final de se transformar em um edifício, e o trabalho construído alimenta o processo e todo o projeto arquitetônico. Desta maneira, a forma como um espaço é alcançado é tão importante quanto simplesmente alcançar o lugar. Porque sua interpretação através do processo se tornará mais tangível com a condição humana ao longo do tempo. Se o sólido não é definido, não poderá ter um vazio habitável. Sem matéria, não existe luz, e portanto, não existe vida. Nem arquitetura. Reconhecer um lugar e o processo de nos adaptar a ele concede ao arquiteto a habilidade de provê-lo com vida. Nos dá a oportunidade de trazer vida à matéria através da interpretação correta da luz.

 

 

Entrada actualizada el el 18 dic de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones