Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Kishio Suga

Dónde:
Mendes Wood DM - São Paulo / R. Barra Funda 216 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
09 jun de 2022 - 30 jul de 2022
Inauguración:
09 jun de 2022
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A Mendes Wood DM tem o prazer de apresentar a segunda exposição do artista japonês Kishio Suga. Kishio Suga é um dos pioneiros em instalação site specific, assemblage e performance. No final dos anos 1960 e na década de 1970, Suga foi amplamente aclamado pela crítica como um dos principais integrantes do movimento que ficou conhecido como Mono-ha (Escola das Coisas), um grupo informal de artistas que produzia instalações efêmeras a partir de materiais naturais e industriais. Suga busca expor a realidade das mono (coisas/ materiais) e das jōkyō (situações) nas quais essas coisas estão situadas. Ao longo de sua carreira, o artista publicou diversos e influentes ensaios teóricos. Ao mesmo tempo em que continuava a desenvolver novos trabalhos nos anos 1980, Suga trabalhou em novas versões de instalações anteriores, questionando noções de originalidade e permanência ao adaptar suas escalas e seus componentes às condições dos novos espaços. No final dos anos 1990, Suga ... obteve reconhecimento como artista individual e foi tema de uma retrospectiva que partiu do Museu de Arte Contemporânea da Cidade de Hiroshima para vários outros museus japoneses entre 1997 e 1998, seguida de uma mostra individual com trabalhos inéditos no Museu de Arte de Yokohama, em 1999. A exposição na Mendes Wood DM se concentra em assemblages produzidas entre os anos 1970 e 1990, mapeando o desenvolvimento da produção de Suga ao longo das cruciais três primeiras décadas de sua trajetória artística. Assim como as instalações, essas assemblages em pequena escala, feitas de madeira, metal, massa, galhos, fios, papel, pedra e tinta, são composições descontruídas com precisão para revelar as propriedades inerentes de cada material constituinte. Vários trabalhos de parede feitos com papel, das décadas de 1970 e 1980, também se encontram em exibição na galeria, em diálogo com Periferia do Espaço (1980), uma instalação de chão concebida com papel e pedras. Exibida pela primeira vez em Kobe em 1980, Periferia do Espaço era composta de um anel de papel pardo enrolado e colocado no chão, com pedras dispostas em intervalos precisos dentro e fora do círculo, bem como nas dobras do próprio papel. Suga refez esse trabalho pela primeira vez em sua retrospectiva na Fundação Pirelli HangarBicocca, em Milão, em 2016, quando a instalação foi expandida para corresponder às dimensões cavernosas do museu. A terceira versão, em Bruxelas, marca um retorno para uma escala mais íntima e doméstica. A presente mostra coincide com a publicação de Kishio Suga: Writings, vol. 1, 1969–1979 (Skira Editore, Blum & Poe e Mendes Wood DM). Com edição de Andrew Maerkle, Ashley Rawlings e Sen Uesaki, o livro é o primeiro de uma ambiciosa antologia de três volumes que torna acessível em inglês, pela primeira vez, o pensamento de Suga como um abrangente corpo de trabalho.

 

 

Entrada actualizada el el 05 jul de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones