Exposición en Curitiba, Parana, Brasil

Lados Lados

Dónde:
Museu Oscar Niemeyer - MON / Rua Marechal Hermes, 999, / Curitiba, Parana, Brasil
Cuándo:
31 mar de 2022 - 19 jun de 2022
Inauguración:
31 mar de 2022
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
A partir do dia 31 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) apresentará a exposição do artista paranaense André Mendes, “Lados Lados”. A mostra inédita exibe obras com diferentes linguagens já exploradas nos últimos 22 anos pelo artista que também é especialista em murais e atua como arte-educador. “Incansável pesquisador, traz ao Museu novas linguagens, mas também apresenta um pouco de cada uma das muitas vertentes que compõem seu trabalho”, diz. “Um recorte de sua heterogênea produção está reunido na mostra, que registra esse momento especial na carreira do artista conterrâneo”, comenta a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika. “Ao realizar uma exposição de André Mendes, o MON evidencia a trajetória desse artista que, em duas décadas de trabalho, ganhou o mundo”, afirma Juliana. A superintendente-geral da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, ressalta a importância para o MON em receber a mostra de um artista paranaense dessa envergadura. “A exposição é uma oportunidade ... para o público apreciar a arte já madura de André Mendes e também um reconhecimento desse artista e sua representatividade no cenário contemporâneo.” Na exposição, Mendes envolve o público por meio de desenho, pintura, escultura, instalações, mural, além de uma obra digital listada como NFT. Um mural que dialoga com a obra digital “Origin”, com acesso por meio de realidade aumentada, através de um filtro de Instagram. O artista, que já expôs em Portugal, França, Inglaterra, Tailândia e Malásia, diz que “Lados Lados” é carregada de sutilezas. “Imprimi um lado muito sensível nessa exposição”, comenta. “São anos de imersão em técnicas para chegar a este resultado. Trata-se de um trabalho no qual confiro atenção especial ao lado de dentro. É uma experiência imersiva que vai do piso ao teto, explorando a arquitetura do Museu. Criei uma atmosfera por meio de uma gama de cores, que acolhe uma forma fluida, possivelmente do reino mineral, que transcende a compreensão do universo por sugerir uma certa alma.” Ancestralidade atemporal Seja da pré-história ou de um futuro distante, a exposição de André Mendes fala sobre a vida e trata de uma ancestralidade atemporal. “Venho desenvolvendo essa pesquisa desde ‘Estado’ (2018) e ‘Lugar’ (2021), onde o diálogo entre pintura e escultura é escancarado”, diz. “Minha última transição foi da tinta acrílica para o óleo, que permitiu o acesso a um novo tipo de dimensionalidade. Chamo essa forma pura que saltou da tela de ‘menir’. Com um misto de paz e frieza, peso e leveza, ela se impõe em forma de ocupação de espaço com toda a sua ambiguidade harmônica.” “A polivalência é uma das principais características da trajetória de André Mendes, que apresenta uma frequência que dissipa as noções mais elementares entre espaço e tempo, metafísico e material, real e imaginário”, acrescenta Nei Vargas, curador da exposição.

 

 

Entrada actualizada el el 13 may de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu ficha o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Promociones arteinformado
Exposición Online
29 jul de 2021 - 29 jul de 2022

Online

Exposición
24 may de 2022 - 21 ago de 2022

Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Formación
27 jun de 2022 - 01 jul de 2022

Museo Nacional del Prado / Madrid, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones