Descripción de la Exposición
Depois de ter integrado a secção oficial do PhotoEspaña com uma exposição na sala Goya do Círculo de Bellas Artes de Madrid, Loaded Shine assinala o regresso de Paulo Nozolino à cidade do Porto com uma exposição individual.
O trabalho reúne 20 fotografias balizadas pelo período temporal que vai de 2008 a 2013 e por uma geografia que percorre espaços tão distintos como Nova Iorque, Paris, Berlim e Lisboa, mas também a ruralidade de lugares no interior de França e de Portugal.
Com uma sintaxe carregada de símbolos e ainda usando o filme de 35 mm, as fotografias do artista mantêm vincado o seu olhar consciente e atento sobre um mundo em decadência e abandonado à desolação, sem nunca deixarem de procurar a verdade e tudo o que há de mais puro no processo analógico. “Não consigo deixar de olhar para o que estamos a perder, honra e dignidade. A palavra não é suficientemente forte para o dizer. Só a imagem o consegue. As variantes de modernidade que nos oferecem não me interessam. Procuro a pureza de tudo o que resiste à violência do progresso”, diz Nozolino.
Paulo Nozolino nasceu em Lisboa em 1955 e viveu em Londres e Paris antes de se estabelecer em Lisboa em 2008. Durante os seus 40 anos de carreira, viajou exaustivamente pela América, Europa, Médio Oriente e África. O seu trabalho tem sido amplamente exibido e premiado (destaque para “Nada”, na Maison Europeénne de La Photographie, em Paris, e “Far Cry”, no Museu de Serralves, no Porto, e para a bolsa Villa Médicis Hors les Murs, Paris, e o Grande Prémio Nacional da Fotografia, em Portugal). A sua obra encontra-se em numerosas coleções privadas e públicas, e entre a sua extensa bibliografia inclui-se “Penumbra” (Scalo, 1996), “Far Cry” (Steidl, 2005), “bone lonely” (Steidl, 2011) e “Makulatur” (Steidl, 2011).
Exposición. 30 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Varios espacios de Madrid y otras ciudades españolas / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España