Inicio » Agenda de Arte

Lusophonies | Lusofonias

Exposición / Perve Galeria - Alfama / Rua das Escolas Gerais, 17-23 / Lisboa, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
Desde 29 nov de 2012

Inauguración:
29 nov de 2012

Organizada por:
Perve Galeria

       


Descripción de la Exposición

Autores: Albino Moura (Pt), António Quadros (Pt), Cruzeiro Seixas (Pt), Márcia Matonse (Mz), Shikani (Mz), Isabella Carvalho (Br), Malangatana (Mz), Mário Cesariny (Pt), Ana Silva (Ao), António Paulo Tomáz (Pt), Cabral Nunes (Mz), Dorindo Carvalho (Pt), Eduardo Nery (Pt), Eurico Gonçalves(Pt), Evandro Carlos Jardim (Br), Feres Khoury (Br), Fernando Lemos (Pt), Gabriel Garcia (Pt), Henrique Risques Pereira (Pt), Idasse (Mz), Jaqueline Aronis (Br),João Garcia Miguel (Pt), Luisa Queirós (Cv), Manuel Figueira (Cv), Marcelo Grassmann (Br), Mário Botas (Pt), Miro (Mz), Nhate (Mz), Paulo Kapela (Ao), Pancho Guedes (Pt), Pedro Wrede (Br) e Reinata Sadimba (Mz), Salete Mulin (Br), Sérgio Guerra (Br).

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Mostrar o que foi (e continua sendo) a arte naquilo a que hoje chamamos Lusofonia, mais do que manifestação de boas vontades, é uma obrigação ante a demanda de conhecimento das gerações atuais que se expressam em português, seja no território nacional, seja junto das comunidades luso-falantes espalhadas pelo mundo.

 

Com este propósito, a Perve Galeria de Alfama e o Centro Cultural Palácio do Egipto apresentam a exposição 'Lusophonies | Lusofonias' através da qual se procura abordar de forma antológica a produção artística nos PALOP, Brasil e Portugal, tendo por base a necessária reflecção sobre os fundamentos e as razões estruturais que relevam a matriz africana da Lusofonia.

 

Sendo certo que a coleção que dá corpo a estas exposições é substancialmente mais vasta do que aqui se apresenta - e do que, anteriormente, foi apresentado na Galeria Nacional de Arte de Dacar, no Senegal (2010) - é igualmente justo dizer-se que em cada apresentação desta exposição itinerante, se parte do todo para mostrar um fragmento que, por si só, faça sentido para o visitante, seja ele leigo ou especialista.

 

Assim, a organização da exposição segue dois eixos principais: o antes e o depois da revolução portuguesa, a 25 de Abril de 1974 e da consequente independência dos PALOP. Dentro destes, criam-se subtemas como a produção artística local e a diáspora, estabelecendo-se ligações entre o imaginário africano e sua influência em distintos autores portugueses.

 

Numa espécie de epílogo expositivo, gera?se a perspetiva sobre o futuro da criação artística através da inclusão de obras que, na sua fragilidade, sublinham narrativamente o significado conceptual, vivenciado, do termo Lusofonia e, por essa via, podem servir de elemento difusor da noção que aí se pretende evidenciar - como será o que somos, amanhã?

 


Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 14 abr de 2025 - 12 may de 2025 / Madrid, España

#VersionaThyssen XXII

Ver premios propuestos en España

Exposición. 08 may de 2025 - 14 sep de 2025 / MNAC - Museu Nacional d'Art de Catalunya / Barcelona, España

Eugenia Balcells. From the center

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Programa de Gestión Integral de Museos

Ver cursos propuestos en España