Exposición en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Magliani, uma troca: teu olho – minha mão

Dónde:
Theatro São Pedro - Multipalco Eva Sopher / Praça Mal. Deodoro, S/N / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Cuándo:
28 mar de 2018 - 08 abr de 2018
Inauguración:
28 mar de 2018
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Uma mulher emblemática no Rio Grande do Sul. Na década de oitenta uma das maiores artistas negras gaúchas participou da 18ª Bienal Internacional de São Paulo no Núcleo “Expressionismo no Brasil – Heranças e Afinidades” e de diversas edições do Panorama da Arte Brasileira, mostras promovidas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo. Além destas, foram várias exposições individuais de sucesso nas décadas de setenta e oitenta, incluindo a de 1987 no Museu de Arte do Rio Grande do Sul uma retrospectiva de seu trabalho. Maria Lídia Magliani nasceu em Pelotas e formou-se pelo Instituto de Artes da UFRGS, em 1966 montou sua primeira exposição individual na Galeria Espaço em Porto Alegre, incentivada pelo professor Ado Malagoli. Nos anos noventa, depois de ter vivido um período Minas Gerais, foi morar no Rio de Janeiro, onde participou de atividades do Estudio Dezenove, até 2012, data de sua morte. A partir de ... 2013 o espaço organizou o acervo deixado pela artista e constituiu um núcleo de referência, envolvendo pesquisa e criação de um arquivo documental para acesso público, dando início a um trabalho de promoção e institucionalização de sua obra. Quase cinquenta anos depois o marcante legado de Magliani retorna ao tradicional Theatro São Pedro. Em 1970 sua passagem foi como atriz, no papel principal do musical infantil “O Negrinho do Pastoreio”, lenda gaúcha adaptada no conto de Simões Lopes Neto, com direção de Delmar Mancuso e com elenco de 24 atores e músicos. O recorte apresentado na exposição: “Magliani, uma troca: teu olho – minha mão” situa dois momentos específicos de sua produção: uma parte do período carioca compreendido entre os anos de 2004 e 2007 com 25 obras das séries “Um de Todos”, “Retratos de Ninguém” e “Dançantes” e o segundo conjunto o período mineiro vivido em Tiradentes, entre 1990 e 1996, quando seu trabalho foi bastante marcado pela produção de esculturas.

 

 

Entrada actualizada el el 27 mar de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones