Exposición en Porto, Portugal

mamaminha

Dónde:
The Passenger Hostel / Estação de São Bento. Praça Almeida Garret / Porto, Portugal
Cuándo:
11 jun de 2021 - 10 jul de 2021
Inauguración:
10 jun de 2021
Artistas participantes:
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
A exposição "mamaminha", apresentada pela artista Inês Carrelhas inaugura no próximo dia 10 de junho, pelas 17h na Torre do Relógio do The Passenger Hostel, no Porto. O projeto nasceu em 2018, entre os corredores do Instituto Português de Oncologia (IPO) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Nas palavras da artista: "Comecei a forrar os aros dos soutiens, que fui pedindo por aí, enquanto esperava pelas consultas. Chamei-lhe mamaminha. Resolvi representar 76 mulheres que tinham sofrido desta doença tão comum e com isso ajudar quem tenha necessidades de apoio, dar voz a esta problemática e sobretudo alertar para a prevenção e para o diagnóstico precoce." Composta por 5 instalações site specific de arte têxtil, esta exposição é uma interpretação estética e artística da vivência de um cancro de mama, experienciada pela artista e completada pela participação e testemunho de mais 7 mulheres. Durante a permancencia da exposição "Mamaminha" no ... Porto, serão agendados uma série de workshops e conversas, onde a artista partilhará com outras mulheres, através da arte, uma experiência lúdica e emocional à volta do seu próprio corpo. Esta exposição poderá ser visitada até dia 10 de julho, das 11h às 21h, todos os dias da semana. ------------------------------------- Inês Carrelhas “A Inês Carrelhas (Lisboa, 1964), através do projeto mamaminha, dá continuidade a uma longa pesquisa iniciada enquanto aluna do Curso Desenho Têxtil da Escola de Artes Decorativas António Arroio (1982-1986) - onde lecionaram professores como a Maria Conceição Salgado (1929-2014), a Teresa Raposo, a Rafaela Zuquete, a Nazaré Ferreira, a Gisella Santi (1922-2006) e a Helena Estanqueiro, cuja matriz imagética era bauhausiana, e que a sensibilizaram para o significado e a importância da especificidade da linguagem da tecelagem e da tapeçaria. A Inês é habitada por duas figuras totémicas que são a Maria Flávia de Monsaraz (1935-2019) e a Gisella Santi, com quem teve longa aprendizagem e colaboração, integrando o Grupo 3.4.5 – Associação de Tapeçaria Contemporânea Portuguesa,(...). Instituições como o Museu do Traje, a Sociedade Nacional de Belas-Artes, o Museu das Tapeçarias de Portalegre – Guy Fino, e a Faculdade de Belas-Artes, na qual a Inês foi aluna de estatuto livre recentemente (2016-19), instauram a enorme paixão pelo metier da tapeçaria nas suas obras. Possuidora de um saber fazer de elevada tecnicidade, abriu um atelier (1993) com sector de restauro e ensino que se tem mantido até ao presente. Participa regularmente em exposições coletivas e individuais de Tapeçaria Contemporânea desde os anos 80 e recebeu alguns prémios.” In Catálogo mamaminha, texto de apresentação da artista por Hugo Ferrão, Professor de Tapeçaria na Escola Nacional de Belas Artes de Lisboa.

 

 

Entrada actualizada el el 07 jun de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la ficha de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 50.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Promociones arteinformado
Exposición Online
Exposición
18 jun de 2021 - 26 sep de 2021

MNAC - Museu Nacional d'Art de Catalunya / Barcelona, España

Premio
08 jun de 2021 - 10 sep de 2021

Madrid, España

Formación
22 oct de 2021 - 23 oct de 2021

CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones