Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Marginália 1

Dónde:
Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio de Janeiro / Av Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
20 jun de 2015 - 16 ago de 2015
Inauguración:
20 jun de 2015
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Uma retrospectiva da obra do artista gráfico, músico, compositor e poeta Rogério Duarte, um dos mentores do Tropicalismo. Rogério criou capas dos principais discos do período, e foi parceiro de Gilberto Gil e Caetano Veloso em algumas músicas. Criou, ainda, cartazes de filmes emblemáticos do Cinema Novo, como "Deus e o Diabo na Terra do Sol", do diretor Glauber Rocha, de quem era amigo. Produziu também capas de álbuns de outros grandes artistas da MPB, como Gal Costa, João Gilberto e Jorge Ben Jor. Como compositor, fez a trilha de "Idade da Terra". A mostra terá cerca de 70 obras, dentre capas de discos, publicações e cartazes, incluindo trabalhos inéditos e objetos pessoais, como notas, esboços, rabiscos, fotos, vídeos, estudos, poemas e pedras, para que o público aprecie o rico universo criativo do artista. "Desde meados da década de 1960, por suas parcerias definitivas em momentos cruciais das carreiras de Glauber, Oiticica ... e os tropicalistas, a trajetória de Rogério Duarte vem sendo protagonista em nossa história e, ao mesmo tempo, menos valorizada do que deveria. Indo muito além da experimentação marginal dos anos 1960, o design, a inteligência visual e o vigor plástico de sua obra são uma contribuição definitiva para a história da arte no Brasil", afirma Luiz Camillo Osorio, curador do MAM Rio. Recentemente, a obra de Rogério Duarte esteve em duas exposições: uma em Frankfurt, na Alemanha, em 2013, e outra na III Bienal da Bahia, em 2014. A mostra do MAM é uma síntese dessas duas mostras. Para a exposição, que tem curadoria de Manuel Raeder e do próprio artista, com a colaboração de seu filho Diogo Duarte, será reeditado o livro "Marginália 1 - Rogério Duarte" (2ª Edição), que reúne diversos trechos da sua obra literária que, em grande parte, permanece inédita. Além disso, no dia 12 de agosto, haverá o evento especial "Musicúpula", no qual composições musicais de autoria de Rogério Duarte serão apresentadas em uma escultura poliédrica de alumínio que ele chama de "neodésica". "Rogério Duarte é uma personalidade histórica para a cultura brasileira, seja por suas edificantes obras gráficas e influência conceitual sobre o movimento da Tropicália, Cinema Novo e toda a cultura considerada 'underground' dos anos 1960 e 1970. Mas, para muitos, ele também é considerado um mito, um gênio", afirma Diogo Duarte, filho do artista.

 

 

Entrada actualizada el el 26 jun de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones