Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Marès

Dónde:
amarelonegro arte contemporânea / Rua Visconde de Pirajá, 111 - loja 06 Ipanema / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
25 mar de 2014 - 25 may de 2014
Inauguración:
25 mar de 2014
Comisariada por:
Descripción de la Exposición
Exposición que presenta una serie homónima e inédita de este artista.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A exposição 'Marès', individual que exibirá a série homônima e inédita de Xico Chaves na galeria Amarelonegro Arte Contemporânea, é uma exposição que pretende tratar das possibilidades da pintura contemporânea de dialogar com a tradição da paisagem, da flexibilidade e versatilidade dos materiais naturais e permanentes, de nosso olhar atemporal sobre a natureza. Buscando essa conexão com a paisagem, Xico realizou as obras da série na praia, na baixa das marés, e as finalizou em atelier utilizando minerais e pigmentos naturais. Os planos superpõem-se até o infinito em camadas de pintura com grandes proporções de água. Em algumas obras são inseridas linhas e formas geométricas para acentuar a profundidade e a linha do infinito ou para superpor elementos construtivos, racionais, sobre a quase abstração informal predominante. Marès propõe uma reflexão sobre a observação do mar , do espaço cósmico ou ... do deserto em suas múltiplas paisagens.

A série de pinturas em grandes e médios formatos foi realizada simultaneamente a outras séries de pinturas, objetos e poemas visuais, até que formassem, ao longo do tempo, uma unidade, um conjunto de obras que dialogam entre si. Embora pareçam ser realizadas em um período curto, foram sendo acumuladas em um período de 9 anos, de forma que a temática se tornasse cíclica como as transformações da própria natureza que as foram revelando.Assim foram se impregnando do tempo que passava lentamente, quase que imperceptível, quase que inexistente, coerente com outras séries realizadas nas montanhas de Minas, com os mesmos pigmentos e minerais ('Limites'anos 1990) ou com as paisagens cósmicas('Luzz' iniciada nos anos 1980). 'Marés' foram guardadas em atelier e trabalhadas eventualmente até que formassem um conjunto de aproximadamente 30 obras, trazendo a lentidão do tempo para a pintura, sem a preocupação de adquirirem um desfecho, uma conclusão definitiva e imediata, deixando o espaço aberto à sua continuidade. Xico Chaves é artista e diretor do centro de artes visuais da Funarte, a mostra conta com curadoria de Alberto Saraiva, curador da instituição Oi Futuro.

 

 
Imágenes de la Exposición
Xico Chaves, Marès

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones