Exposición en Pinheiros, Sao Paulo, Brasil

Máscaras e Flôrs: os papéis de Tomie Ohtake

Dónde:
Instituto Tomie Ohtake / Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 / Pinheiros, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
31 oct de 2023 - 05 may de 2024
Inauguración:
31 oct de 2023
Horario:
De martes a domingo de 11 a 19 h.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
O Instituto Tomie Ohtake é um dos poucos centros culturais no Brasil que carregam em seu título o nome de uma artista mulher. Com base nesse dado, é imprescindível manter vivo o legado da artista, que se dá, também, pela atuação de seus filhos. Sejam as formas sinuosas e cores vivas típicas da produção da artista, que influenciam o projeto arquitetônico de Ruy Ohtake para este Instituto, ou ainda pelo caráter democrático e experimental da sua obra que aparece na atuação como gestor cultural de Ricardo Ohtake – incluindo a gestão desta instituição desde a sua inauguração, em 2001. As obras de Tomie Ohtake já ocuparam todos os espaços expositivos do Instituto – notadamente esta sala, carinhosamente intitulada de Sala Permanente. Mesmo assim, dada a produção de mais de 60 anos da artista, são inesgotáveis as possibilidades de ressignificação de sua obra, bem como a revelação de camadas da artista que ... permanecem inéditas. "Máscaras e Flôrs: os papéis de Tomie Ohtake" exibe pela primeira vez um recorte cujo enfoque não são as obras, mas sim os papéis, documentos e revistas que se encontram no acervo pessoal da artista, em sua casa-ateliê, também projetada por Ruy, e onde ela viveu desde 1970 até falecer, em 2015. A casa-ateliê de Tomie Ohtake, poucas vezes aberta ao público e ocasionalmente mediada pelas histórias de Ricardo, tem parte de suas gavetas abertas por meio desta exposição. Máscaras e Flôrs é uma oportunidade de apresentar uma dimensão ainda pouco conhecida de Tomie Ohtake, seu legado imaterial que se manifesta nas lembranças daqueles que a conheceram e na memória de um cotidiano incansável. A exposição Máscaras e Flôrs só se fez possível com o apoio e incentivo de instituições e pessoas que trabalham para que a memória de Tomie Ohtake se mantenha sempre viva. O Instituto Tomie Ohtake agradece ao Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, Brasil, União e Reconstrução – Governo Federal, assim como Aché, BCG e Verde Asset, pela parceria fundamental. Além disso, destacamos as importantes pesquisas de Carolina de Angelis, Casimiro Xavier de Mendonça, Miguel Chaia e Olívio Tavares de Araújo, e agradecemos a hospitalidade e zelo com a casa de Jane dos Santos Lima, Rosa Maria dos Santos Lima e José Carlos Pezybyn.

 

 

Entrada actualizada el el 21 feb de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones