Descripción de la Exposición
"Esta exposição parte da premissa que o alfabeto é, desde a sua origem, um espaço infinito de possibilidades. Uma potência de significados não dados à partida, mas que devem ser conquistados através de formas de conjugação e criação. A ars combinatória exigida por este alfabeto assume-se não como um princípio de descrição ou de demonstração de conceitos, imagens ou formas, mas como forma e lugar de criação.
A exigência de articulação, montagem e composição clarificam que para este artista — que tem tido na relação com a linguagem um elemento importante de trabalho — as palavras, em si mesmas, não indicam ou expressam nada. Interessa-lhe, sobretudo, explorar o momento em que os elementos do alfabeto e as matrizes criadoras das palavras estão em suspenso e não há palavras, não há significados, não há denotação e as palavras vivem da proximidade com a voz, o corpo, a sensibilidade.
A dimensão escultórica e objetual que João Louro atribui a estas matrizes partem da constatação que o espaço infinito anunciado pelo alfabeto – aqui a designar que a capacidade humana de inventar palavras é, potencialmente, infinita — é um lugar de criação não só de conceitos, mas também de imagens, objectos e formas."
Nuno Crespo
Exposición. 30 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Varios espacios de Madrid y otras ciudades españolas / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España