Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Negra Devoção

Dónde:
Galeria Flávio de Carvalho - Complexo Cultural Funarte - São Paulo / Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
20 may de 2023 - 18 jun de 2023
Inauguración:
20 may de 2023
Horario:
De martes a domingo de 14 a 19 h.
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
O Complexo Cultural Funarte SP recebe a exposição de fotografias Negra Devoção, de 20 de maio a 18 de junho, no Centro de Convivência Waly Salomão, com visitação gratuita. A mostra tem como proposta apresentar como a cultura dos povos africanos do Congo e de Angola influenciou decisivamente as devoções e a cultura de onze estados brasileiros. No dia da inauguração o artista, Marco Antônio de Sá ministra palestra sobre o tema. São 50 fotografias, mostrando a diversidade das manifestações em honra de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O material foi obtido durante cerca de nove anos, na Bahia, no Ceará, em Goiás, no Maranhão, em Mato Grosso e Minas Gerais, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo. No trabalho, o autor procura mostrar como as matrizes culturais de Congo e Angola foram, e ainda são, a ... base de manifestações que se espalharam pelo Brasil – “agregando ainda elementos da cultura e religiosidade popular luso-brasileiras”, informa o artista. O projeto se tornou a base de uma pesquisa para o mestrado de Marco Antônio de Sá em Ciência da Religião na PUC – SP. “Aborda uma parte pouco conhecida da história da escravidão no Brasil e que tem como objetivo estimular e incitar no público o desejo e a curiosidade de se aprofundar nas origens das nossas devoções populares e suas peculiaridades”, acrescenta o autor. Ele deseja que o conhecimento que partilha “aumente o respeito e diminua o preconceito sobre uma população que, de fato, é responsável por muito da forma de viver e de entender o mundo na sociedade em que vivemos". A palestra A palestra do dia 20, sábado, será às 18h. Nela, o artista fala sobre a presença da cultura africana dos povos do Congo e de Angola, integrantes do grupo étnico bantu, “como base de sustentação das festas dedicadas a N. Sra. do Rosário e São Benedito, em vários estados brasileiros, desde sua origem, até hoje”. A fala se baseia na pesquisa acadêmica de Marco Antônio de Sá.

 

 

Entrada actualizada el el 22 may de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones