Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Nicolás Muller. O olhar comprometido

Dónde:
Centro Português de Fotografia (CPF) - Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto / Largo Amor de Perdição. 4050-008 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
23 oct de 2021 - 20 feb de 2022
Inauguración:
23 oct de 2021
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Nicolás Muller (Orosháza, Hungria, 1913 – Llanes, Astúrias, Espanha, 2000) faz parte de um grupo excecional de fotógrafos húngaros sobejamente conhecidos, tais como André Kertész, László Moholy Nagy, MartinMunkácsi, Francisco Aszmann, Eva Besnyö, Brassaï, Lucien Hervé, Mari Mahr e Robert Capa. De origem judaica, Nicolás Muller viveu na sua terra natal o período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial e, como a maioria dos judeus, teve de emigrar para salvar a vida. Nessa altura, viajou por Itália, França, Portugal, Marrocos e finalmente desembarcou em Espanha, onde se estabeleceu permanentemente. Nicolás Muller testemunhou uma época que deixou a Europa cheia de cicatrizes e efetuou um registo notável da forma como decorria a vida dos operários do seu tempo. Viveu e sofreu os primórdios do nazismo e, em busca de uma sociedade livre,rumou a vários dos países que caíram sob a alçada da barbárie nazi: Áustria, Itália e França, ou a outros, como Portugal ... ou Espanha (onde se estabeleceu em Madrid em 1948), que tiveram a infelicidade de viver as suas próprias ditaduras. A exposição atual é uma viagem através dos países em que Nicolás Muller viveu. Consiste em 126 imagens, na sua maioria inéditas, produzidas para a ocasião pelo Instituto Cervantes e pelo Ministério da Cultura de Espanha, feitas entre 1937 e 1967. Nicolás Muller tentou apresentar uma seleção das suas melhores 100 fotografias, mas tornou-se claro que havia muitas mais imagens que mereciam ver a luz do dia. Em 2015, quando o estúdio Muller em Madrid fechou definitivamente, a sua filha Ana Muller, também fotógrafa, encontrou uma caixa com 3.000 negativos que tinham sido esquecidos. Vendo a excecional qualidade destas imagens, muitas delas inéditas, decidiu dá-las a conhecer e, ao mesmo tempo, aproveitou a oportunidade para mostrar algum do material, também inédito, que o Arquivo Regional da Comunidade de Madrid conserva. Na época, muitas destas fotografias foram reenquadradas e utilizadas em publicações; agora, podemos vê-las no seu formato original. É portanto uma oportunidade de enriquecer o conhecimento que tínhamos de Nicolás Muller.

 

 
Imágenes de la Exposición
©Nicolás Muller; Nicolás Muller, con Samu. (autorretrato) Tánger.

Entrada actualizada el el 01 mar de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones